O carnaval já começou e nada melhor do que levar os pequenos para curtir a festa mais animada do ano. Na hora de se fantasiar, muitas crianças gostam de pintar o rosto com tinta e glitter e até passar spray colorido no cabelo. Apesar de deixar a produção muito mais divertida, é preciso ter alguns cuidados na hora de pensar a maquiagem para crianças.
Leia também: Saiba como deve ser a alimentação das crianças durante as festas de carnaval
A maquiagem para crianças é um sucesso, mas antes de passar qualquer produto na pele dos pequenos é preciso fazer um teste de alergia.
Segundo a dermatologista Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, deve-se passar o produto no antebraço da criança dois dias antes e esperar uma hora, observando se a criança desenvolve algum tipo de alergia. “O ideal é fazer em um dia, ser se não dá nada, fazer no outro dia e ver se não dá nada também. Desse jeito é mais seguro”, recomenda.
A dermatologista recomenda fugir de algumas cores na hora de fazer a maquiagem . “Os tons vermelhos ou alaranjados são os que mais provocam alergia na pele – claro que qualquer pigmento pode dar, mas os pigmentos de espectro vermelho são piores”, explica.
Além disso, é bastante comum usar tinta guache na produção, mas esse também não é o ideal. Deve-se optar pelas maquiagens próprias para crianças, que são menos alergênicas.
"O guache é uma tinta desenvolvida para ser usada somente no papel e não no corpo. A utilização inadequada pode vir a ocasionar irritações, reações alérgicas ou até mesmo queimaduras. O mesmo problema com a utilização das tintas plásticas", explica a dermatologista Heloisa Soares Gersgorin.
Leia também: Saiba como garantir a segurança das crianças no carnaval
O glitter é outro sucesso quando o assunto é maquiagem de carnaval, e é claro que as crianças também querem todo esse brilho. No entanto, é preciso de cuidado. De acordo com Heloisa Gersgorin, o produto pode acarretar irritação na mucosa e nos olhos, podendo até lesionar a córnea.
O ideal é que o glitter seja usado apenas por crianças de seis anos ou mais. E para evitar alergias, Mônica Aribi sugere passar um hidratante na pele da criança antes de aplicar o produto, criando uma espécie de barreira.
No geral, as dermatologistas explicam que os produtos indicados para crianças são os infantis e aqueles que saem facilmente. "Há no mercado tintas variadas e especiais como aquelas usadas pelos palhaços que, quase sempre, são feitas à base de glicerina e água e são de fácil remoção com sabonete e água, por isso as crianças podem usá-la", explica Heloisa Gersgorin.
Para não ter erro, busque produtos com a regulamentação da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A dermatologista ainda comentou sobre o famoso spray colorido para o cabelo. Antes de passar o produto, é indicado um teste de alergia. Outro dica é manter o produto longe dos olhos e da raiz do cabelo. "Não se preocupe com a bagunça. O produto é atóxico e sai depois de lavar com água, mesmo que caia um pouco na roupa, no corpo ou em móveis", fala.
Mesmo com todos esses cuidados é preciso estar atento com possíveis sinais de alergia, que costumam ser vermelhidão, tosse ou falta de ar. Caso isso aconteça, os pais devem tirar a maquiagem com muito cuidado para evitar piorar a irritação. Se o quadro persistir, é indicado buscar ajuda médica.
Leia também: 7 ideias de fantasias de carnaval fresquinhas para as crianças
Inspirações de maquiagem para crianças
Está sem ideia de qual pintura fazer no rostinho do seu filho? Selecionamos algumas ideias de maquiagem para crianças para os pequenos curtirem o carnaval . Inspire-se nas imagens abaixo:
- Animais
Fazer pinturas como se as crianças fossem animais é uma das ideias mais clássicas de maquiagem. Pode ser cachorro, veado e até elefante. Nas imagens acima, os desenhos são mais elaborados e exigem um pouquinho mais de prática, mas não custa tentar! O resultado pode ser divertido.
Outra ideia legal é fazer traços mais simples e apenas alguns detalhes dos animais. No caso de uma onça, por exemplo, fazer apenas as pintinhas. Se quiser um gatinho, basta pintar a pontinha do nariz e fazer riscos nas bochechas para representar o bigode do felino.
- Borboleta
A maquiagem para crianças também pode ser um desenho de borboleta, que é fácil de fazer e pode ser bastante carnavalesco, dependendo das cores escolhidas. A pintura pode ser mais complexa, como na imagem à esquerda, ou mais simples como nas outras. Para completar, pode ser interessante passar um batom colorido combinando com as cores do desenho principal.
- Super-heróis e heroínas
O carnaval é a chance de transformar os pequenos em super-heróis e super-heroínas. A ideia é fazer um detalhe no rosto das crianças que remeta ao herói ou heroína escolhido, pode ser uma máscara ou algum elemento da roupa do personagem. Para incrementar e deixar ainda mais bonito, vale passar glitter colorido! Mas, claro, como recomenda a dermatologista, apenas para crianças acima de seis anos.
- Desenhos livres
Maquiagem para crianças pede criatividade. Por isso, não tenha medo em ousar e abusar das cores e formas. Como nas imagens acima, você pode fazer ornamentos com linhas livres, pontinhos e até corações, a ideia é ter uma base colorida e traços pretos. Também é possível desenhar diferentes tipos de flores ou até um arco-íris, que está bastante elaborado na foto, mas que pode ser apenas traços simples com as sete cores.