Keely James e Kambry Lee Ewoldt são irmãs gêmeas e estão fazendo história em um hospital de Iowa, nos Estados Unidos. O motivo? Elas nasceram prematuras, com apenas 22 semanas de gestação.
Leia também: 15 mitos e verdades sobre bebês prematuros
Segundo o site da revista “People” , as irmãs gêmeas vieram ao mundo com 18 semanas de antecedência da data prevista para o nascimento. Isso fez delas as crianças mais prematuras que já nasceram nos hospitais e clínicas locais.
Irmãs gêmeas prematuras
“Eu nunca tinha ouvido falar sobre bebês nascendo tão cedo. Não tivemos muitos pensamentos positivos. Nos disseram que o início seria como uma montanha-russa”, afirma o pai das meninas, Wesley Edwoldt, à agência de notícias Associeted Press .
Leia também: Hospital americano transforma bebês prematuros em super-heróis
De acordo com a agência, as pequenas nasceram com o tamanho de uma nota de um dólar: cerca d 15,76 x 6,66 cm. Além disso, pesavam aproximadamente 450 gramas. Outro fato importante sobre as gêmeas , é que a mãe delas, Jade Ewoldt, estava na 16ª semana da gestação quando foi diagnosticada com Síndrome da Transfusão Feto-Fetal, condição rara na qual gêmeos idênticos compartilham a mesma placenta.
A mãe conta que estava chateada, brava e com medo de tanta preocupação em relação ao nascimento das filhas. Jade lembra que deu à luz em casa e logo em seguida foi levada para o hospital para que as meninas fossem devidamente cuidadas.
Leia também: Bebê prematuro ganha “formatura” ao deixar a UTI e viraliza na web
Bebês prematuros
Geralmente, a data de nascimento do bebê varia entre 38 e 42 semanas. No entanto, é bem comum que o parto seja antecipado e que alguns bebês nasçam com menos de 37 semanas. No caso das gêmeas, a data foi muito antes da prevista e, para que o bebê se desenvolva de forma saudável, é necessário ficar no hospital, na UTI Neonatal. De acordo com a mãe das meninas, elas estão recebendo todo o cuidado necessário para continuar que fiquem vivas.
Segundo a “People” , as irmãs gêmeas ainda estão no hospital, mas não estão mais entubadas. Enquanto Keeley já está com pouco menos de 2 kg, Kambry está chegando aos 1,8 kg.