Gestante rompe tabu com ensaio fotográfico que evidencia sua deficiência física

Christa Couture não encontrou grávidas como ela representadas em ensaios, então decidiu fazer um de si mesma para empoderar outras mulheres e mães

É super comum mulheres grávidas fazerem ensaios fotográficos para documentar essa fase tão especial. A canadense Christa Couture queria fazer o mesmo, mas, ao pesquisar fotos, ela percebeu que não encontrava nenhuma que retratasse uma gestante com deficiência , como é o caso dela. Foi então que Christa decidiu aprovitar a situação para, com seu ensaio , tentar romper padrões.

Leia também: Ensaio de grávida aproxima casal que está mais de 11 mil km distante

Foto: Instagram
A fotógrafa Jen Squires, que tem vitiligo, fez o ensaio de maternidade de Christa, que tem uma deficiência na perna


“Eu só tenho uma perna. Não existe uma quantidade grande de pessoas com uma perna só, é verdade, mas eu não encontrei fotos de maternidade que retratassem nenhum tipo de deficiência . Nem diferentes corpos, para dizer a verdade. Parece que ensaios fotográficos de gestantes, como o resto das representações da mulher, focam apenas em corpos brancos e em forma. E não tem nada de errado com esses corpos lindos, mas eles não se parecem com o meu”, escreveu ela em sua coluna no portal da rádio canadense CBC.

Problematizando a falta de representação, Christa, que perdeu uma de suas pernas para um câncer ósseo, afirmou que é importante se ver em fotos, filmes ou que seja para ter algo a almejar. “Eu queria saber que é [a maternidade com uma deficiência] possível, que outras mulheres já passaram por isso”. Diante disso, Christa decidiu fazer seu próprio ensaio para, possivelmente, ajudar outras mulheres como ela.

Leia também: Ensaio fotográfico com mães seminuas celebra a amamentação e viraliza na web

Fotografias

Para tirar as fotos, a canadense entrou em contato com Jen Squires, uma fotógrafa com vitiligo conhecida por seus projetos com pessoas portadoras de doenças de pele. Christa relata que ficou nervosa durante a sessão. Apesar de estar acostumada a ser fotografada por ser uma cantora e se apresentar diante de muitas pessoas com frequência, inclusive exibindo sua prótese, seria a primeira vez que ela deixaria sua deficiência à mostra.


“Comecei o ensaio usando a prótese e, quando chegou a hora de removê-la, prendi a respiração. Esperei por aquela voz que viria me dizer que tinha algo de errado com o meu corpo. Mas a voz não veio. Quando vi as fotos a única coisa que consegui pensar foi: ‘estão incríveis’”, contou.

A gestante disse que era aquilo que ela queria ver: a celebração de uma gravidez desejada e de um corpo forte, lindo e diferente. “Um corpo que sobreviveu ao câncer - que foi curado de um câncer com a perda de uma perna.”

Leia também: Ensaio fotográfico encoraja mulheres a amarem o corpo no pós-parto

“Eu espero que a próxima pessoa a pesquisar imagens de grávidas com deficiência encontre minhas fotos e se sinta empoderada por elas. Eu espero que elas saibam: sua diferença é poderosa, é linda. E ser mãe? Você consegue.”