O que seus filhos gostam de fazer no tempo livre? Provavelmente a lista de atividades inclui brincadeiras no quintal ou no playground do prédio ou com o colegas na vizinhança, jogos de videogame ou aquele desenho favorito na televisão ou no Netflix. Provavelmente estudar em casa não está na relação de coisas preferidas dos pequenos. 

Leia também: 10 dicas para melhorar o desempenho escolar do seu filho

Fazer o filho estudar em casa nem sempre é uma tarefa fácil, mas os pais podem ajudar, e muito
shutterstock
Fazer o filho estudar em casa nem sempre é uma tarefa fácil, mas os pais podem ajudar, e muito


Entretanto, é sabido que estudar em casa é necessário para que as crianças fixem e concretizem o que foi ensinado na escola. Além disso, ter de fazer a lição de casa é uma maneira de ensinar os pequenos o que é ter responsabilidades, prazos a serem cumpridos e também as consequências de não fazer suas obrigações. 

Ainda assim, não é simples tirar o filho das brincadeiras e o levar para diante dos livros e cadernos. Para que o momento de fazer o dever de casa não vire um tormento tanto para os pequenos quanto para os pais, algumas dicas bem simples se tornam interessantes. Veja os detalhes: 

1. Crie uma rotina e fuja das distrações

N hora da lição de casa, desligue televisão e aparelhos eletrônicos para evitar distrações aos pequenos
shutterstock
N hora da lição de casa, desligue televisão e aparelhos eletrônicos para evitar distrações aos pequenos

O primeiro passo é estabalecer um horário, uma rotina, para que a cirança faça as lições da escola em casa. Com isso, ela já vai saber qual o momento pode brincar e qual deve cumprir com suas obrigações. No começo pode ser difícil que ela entenda, mas como tempo a tendência que isso realmente seja incorporado na rotina dos pequenos. 

"A criança tem de entrar no ritmo, como se fosse um esporte, com disciplina e autonomia e sem distração. Só assim essa atividade rotineira trará benefícios a curto e longo prazo”, diz Paulo Henrique Menezes, que é fundador da rede Meu Dever de Casa, criada justamente para tentar facilitar esse momento para pais e filhos. 

E como já foi estabelecido um horário para o estudo, neste momento é importante, como disse Menezes, afastar qualquer coisa que possa distrair a criança. Portanto, nada de televisão ligada ou celular ou tablet ao alcance dos pequenos agora. Depois de terminar a tarefa eles terão o tempo para brincar e se distrair. E com a rotina estabelecida, saberão disso. 

2. Cantinho do estudo

A criança deve ter um cantinho para o estudo
shutterstock
A criança deve ter um cantinho para o estudo

Seguindo a mesma lógica de que é preciso ter horário para estudar, a criança também deve ter um local apropriado para realizar as lições da escola. Assim, ela também vai relacionar aquele cantinho da casa a estudo e não a brincadeiras. 

Vale envolver os pequenos ao montar esse espaço. Deixe que a criança, por exemplo, ajude a organizar livros e demais materias escolares e arrume-os a uma altura que o filho possa alcançar sozinho. Também é importante deixar esse local organizado. A bagunça pode desestimular a criança. 

Leia também: Como envolver os pequenos na organização da casa e do quarto deles?

Você viu?

A bancada de estudo e a cadeira que a criança vai utilizar devem ser aquedadas ao seu tamanho. E também é importante cuidar da iluminação, para o local seja claro o suficiente. 

Mas se em sua casa não há espaço para tudo isso - ou mesmo não sobrou verba para investir em móveis e itens para esse lugar - improvise um canto do estudo. Pode ser um pedaço da mesa do jantar. Ajude o filho a arrumar por ali livros e cadernos quando chegar a hora da lição da casa. Com o tempo, ele também saberá que aquele local naquele momento é dedicado ao dever. Outra sugestão de Menezes é levar o pequeno a uma biblioteca para que ele já conheça esse ambiente. 

3. Ajuda dos pais

Os pais devem estar ao lado do filho e se mostrarem disponíveis para ajudar nas lições
shutterstock
Os pais devem estar ao lado do filho e se mostrarem disponíveis para ajudar nas lições

Estudar em casa não envolve só a criança. Os pais também devem estar presentes. Menezes lembra que é comum pais chegarem em casa cansado do trabalho e não terem tempo para estudar com os filhos. Mas o apoio dos adultos é fundamental, desde o momento de estabelecer a rotina até estar presente e disposto a ajudar os filhos. Uma dica do especialista é revezar essa tarefa entre pai e mãe. Um pode ajudar com algumas matérias, enquanto o outro ajuda com outras. 

Há também o caso de os pais não lembrarem ou não saberem aquele conteúdo. Não há problema nisso. Nesse caso, eles devem orientar a criança a como elas devem tirar as dúvidas em sala de aula, como professor.

O importante é estar presente e deixar que seu filho saiba disso. Vale também elogiar os filhos pela dedicação e desempenho e evitar grandes brigas ou discussões em casos de erro. Esse momento deve ser prazeroso para eles. 

4. Não aprenda na "decoreba"

Incentive seu filho a entender o conteúdo e não a apenas decorar fórmulas
shutterstock
Incentive seu filho a entender o conteúdo e não a apenas decorar fórmulas

Um fator que pode desestimular os pequenos nos estudos é apenas decorar a matéria, sem entender aquele conteúdo de fato. Portanto, ao ajudar o filho na lição de casa, não incentive a famosa "decoreba" e estimule-o a compreender o que está sendo ensinado, por que aquela história é importante e assim por diante. "E treinar o pequeno a pensar é essencial não dar as respostas de bandeja, mas, sim, apontar caminhos”, completa Menezes. 

Uma atitude que pode ajudar nesse ponto é incentivar à leitura. Com isso, as crianças vão aprender desde pequenas a entender histórias e o que elas querem dizer. E no futuro, estudar e aprender coisas novas vai ser tornar mais divertido. 

Leia também: Como ensinar uma criança a ler? Veja as dicas

5. Aposte em alguns estímulos

Música pode ser um estímulo para as crianças
shutterstock
Música pode ser um estímulo para as crianças

Além de estar presente, criar um ambiente adequado para o estudo e ajudar o filho a estabelecer uma rotina, os pais podem fazer uso de alguns estímulos no momento de estudar em casa. De acordo com Menezes, algumas coisinhas ajudam os "neurotransmissores do cérebro a realizem sinapses das informações de forma eficaz e permanente". Na rede que ele faz parte, por exemplo, os profissionais usam música em uma determinada frequência para auxiliar os pequenos. 

Em casa, os pais podem preparar o cantinho do estudo com alguns aromas estimulantes, como alecrim com hortelã e capim limão. Segundo Menezes, esses cheiros também servem como estímulo aos neurônios. 

Além de auxiliar seu filho quando ele for estudar em casa, lembre-se também de se fazer presente na vida escolar dele como um todo, mantendo contato com a escola e com professores para acompanhar o aprendizado das crianças. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!