Dentista ensina em vídeo técnica simples para tirar a chupeta das crianças
Odontopediatra publica vídeo nas redes sociais ensinando técnica para acabar com o hábito com facilidade e faz sucesso entre internautas; confira
Por iG Delas |
A chupeta é um acessório presente na vida de muitas crianças. Para alguns especialistas, a hora certa de acabar com o hábito dos pequenos é a partir dos dois anos de idade. No entanto, o processo não é tão simples assim. É preciso tempo e paciência para tirar o acessório de forma natural sem traumas para a criança .
Leia também: É hora de seu filho deixar a mamadeira, veja qual a melhor forma de fazer isso
Entre as inúmeras técnicas indicadas aos pais, uma em especial está fazendo sucesso nas redes sociais. Recentemente, a odontopediatra Fancielli Brandão, de Cuiabá (MT), publicou um vídeo em sua conta do Facebook fazendo um furinho em uma chupeta e explicando como isso pode ajudar a acabar com o hábito dos pequenos.
Veja o vídeo:
Leia também: Como escolher a mamadeira certa?
Você viu?
Na publicação, a dentista explica que o furo tornará o objeto menos atraente para a criança, que sentirá menos prazer ao sugá-lo.
“Faça um furinho no bico sem que a criança veja. O prazer da sucção está na pressão que a chupeta exerce no palato (céu da boca), e com esse pequeno furo irá entrar ar e a pressão diminuirá. Aumente o buraquinho com o passar dos dias”, recomenda.
De acordo com a especialista, a dica é válida para crianças acima de dois anos que precisam deixar o hábito de lado. Francielli escreve que com o tempo a criança irá perder o interesse pelo objeto, achando que o problema é daquele acessório específico. “Eles costuma pedir para comprar outra, compre e faça o mesmo processo”, diz.
Leia também: Os 9 erros que os pais comentem no desenvolvimento da fala das crianças
Outras dicas
Além do furinho no acessório, existem outros métodos para acabar com o hábito. Os pais podem diminuir o acesso à chupeta, liberando apenas para a hora de de dormir, por exemplo, ou presentear a criança com outro objeto, como um ursinho de pelúcia, para que ela substitua um pelo outro. O mais importante no processo é respeitar o tempo da criança e eliminar o hábito da forma mais natural possível.