Tudo colorido! Menino de 10 anos se emociona ao ver as cores pela primeira vez
Tecnologia permitiu que garoto daltônico conseguisse ver as cores pela primeira vez. Saiba mais sobre como tudo aconteceu
Por iG Delas |
Cayson Irlbeck, de 10 anos, tem daltonismo e viveu todos esses anos sem enxergar as cores nitidamente. Mas graças a uma nova descoberta e ajuda dos pais, o garoto norte-americano conseguiu ver o mundo colorido e está encantando todos com sua história.
Leia também: Fumar na gravidez pode causar problemas de visão na criança, diz estudo
Em entrevista ao site "NBC News", o pai do garoto, Aaron, conta que a família descobriu que o garoto tinha dificuldades em enxergar colorido quando ele ainda estava na pré-escola. "Ele só conseguia ver algumas cores", diz. Tons de azul, roxo, vermelho ou verde não faziam parte do mundo do menino.
Leia também: Bebê vê a mãe pela primeira vez e registro de momento emociona
Um dos momentos mais difíceis foi quando a família foi a um jogo de basquete e o garoto não conseguiu identificar de qual equipe eram os jogadores, já que os uniformes eram nas cores roxo e azul.
Você viu?
Sempre que os pais se abalavam com a situação, Cyson mostrava-se um garoto forte e buscava soluções para o problema. Em uma das pesquisas, ele descobriu que uma marca de óculos norte-americana tem uma tecnologia que permite que as pessoas daltonicas vejam as cores com nitidez.
Leia também: Menina cega faz sucesso na web com dicas de maquiagem
Surpresa
Apesar dos pais terem medo dos óculos não funcionarem, eles decidiram apostar na ideia. "Nós não queríamos que ele soubesse o que estávamos fazendo ou o que estava sendo colocado em seu rosto. Queríamos que fosse um momento natural", diz o pai.
Os pais escolheram dar os óculos de sol para Cayson enquanto ele estivesse jogando beisebol, assim ele não desconfiaria e pensaria que estava testando outro par de óculos comum. Então, um momento mágico e emocionante aconteceu! O menino finalmente conseguiu ver o mundo com as cores certas.
Depois de toda a emoção, Cayson começou a ver todas as fotos de família e assistir aos vídeos que havia visto antes, mas agora com uma experiência completamente diferente. Ele conta que finalmente conseguiu ver o mundo colorido como as pessoas não daltonicas. "Esse dia foi incrível!", diz.