Tamanho do texto

Está grávida e quer curtir o carnaval? Veja os cuidados de cada trimestre

A festa mais animada do ano está chegando, mas será que as futuras mamães também podem participar do carnaval? De acordo com a ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler, se elas seguirem certos cuidados, estão liberadas para aproveitar o momento de comemoração. 

Leia mais: 7 ideias de fantasias fresquinhas para as crianças

Para o carnaval, é importante atentar-se ao trimestre da gravidez
Pinterest
Para o carnaval, é importante atentar-se ao trimestre da gravidez

Para aproveitar o carnaval sem preocupações, a gestante deve manter-se hidratada, preferir sapatos baixos e optar por fantasias leves, que não machuquem a barriga. Além disso, é preciso atentar-se aos cuidados específicos para cada fase da gestação. Veja os detalhes:

Leia mais: Está grávida e vai viajar? Saiba quais são os principais cuidados

Primeiro trimestre 

Desde que a gestação não apresente riscos, o esforço físico pode ser normal, já que a barriga ainda mal aparece. Porém, é importante prestar atenção na alimentação, hidratação e se certificar de repor todas as vitaminas perdidas durante a festa. "O bebê está em desenvolvimento e precisa de nutrientes, por isso, se a mãe gastar muita energia, é preciso repor", explica Marilia Elisa. Por conta disso, a especialista recomenda que as futuras mamães tenham sempre uma garrafinha de água e lanches rápidos por perto.

A ginecologista também aconselha evitar lugares que tenham fumaça ou spray de espuma, para não correr o risco de inalar substâncias que podem ser prejudiciais ao bebê.  Além disso, a gestante não deve consumir bebida alcoólica e, se a festa acontecer durante o dia, é essencial o uso do protetor solar. 

Segundo trimestre 

Os cuidados anteriores continuam valendo, mas também é preciso atenção com a barriga que está mais visível. "É recomendado evitar lugares muito cheios para não correr risco de sofrer movimentos bruscos ou lesões na área do abdômen", diz Maria Elisa.

O conforto também é essencial para continuar aproveitando a festa durante este trimestre, então escolha sempre roupas de tecidos leves e sapatos confortáveis. 

Leia mais: Sete dicas para uma gravidez saudável

Terceiro trimestre 

Para Maria Elisa, é muito importante respeitar os limites do corpo, principalmente neste estágio da gestação. Por conta do peso da barriga, que pode incomodar e causar cansaço, a disposição da mulher é menor no terceiro trimestre. "Para evitar as famosas 'quedas de pressão' evite lugares abafados durante o carnaval, mas se não tiver outra solução, procure sair em intervalos de 20 minutos para tomar ar fresco", orienta. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.