Veja quais são os cuidados necessários com as roupas do bebê

Tecidos sintéticos, alcinhas, zíper e velcro. Você sabe o que deve ser evitado nas roupinhas do bebê? Confira dicas e fique longe de sustos e imprevistos

Comprar as primeiras roupinhas do bebê  é um dos momentos mais especiais da gestação. Porém, alguns cuidados e atenção são necessários na hora das compras. Um modelo mais apertado pode sufocar a criança, como aconteceu com a filha de três anos da jovem inglesa Katie Price. De acordo com o relato da mãe, que foi postado no Facebook, a bebê quase foi asfixiada por usar um macacão que apertou o pescoço dela.

Leia mais: Sete respostas para cuidar das roupinhas do bebê

Alguns cuidados podem evitar situações como sufocamento.
Foto: Shuttersock
Alguns cuidados podem evitar situações como sufocamento.

Para evitar situações como essa, confira os principais cuidados na hora de comprar as roupas do bebê:

Tecido

De acordo com a Fernanda Viana, pediatra do Portal Saúde4Kids e especialista em cardiologia infantil, os pais devem preferir tecidos de fibras naturais. "Fibras sintéticas podem impedir a transpiração da pele e são inflamáveis", explica.

Golas e gorros 

Roupas com golas restritas devem ser evitadas, pois, assim como no caso da filha de Katie, elas podem ser tracionadas pelo movimento da criança, apertando o pescoço e obstruindo a via aérea. Até os sete anos de idade, roupas com gorro não devem ter cordões na área do capuz e do pescoço. "Se tiverem cordões ajustáveis, não devem existir extremidades livres e laços salientes para evitar sufocamento", orienta a pediatra. 

Alcinhas

Roupas de alcinha também devem ser evitadas em bebês, pois a criança pode se enganchar e acabar se sufocando.  Segundo Fernanda, caso tenha esse tipo de alça, ela deve ter no máximo cinco centrímetros.

Leia mais: Veja os 7 itens indispensáveis para o enxoval do bebê 

Você viu?

Botões

Roupas com botões merecem uma atenção especial, afinal, a criança pode puxar ou quebrar o objeto e levá-lo à boca. Por isso, é preciso sempre checar se eles estão bem presos e se podem quebrar-se facilmente. 

Zíper

"Para crianças de até sete anos, o zíper da roupa não devem ter abertura no puxador, pois levado à boca pode causar acidentes com dentes de leite", explica Fernanda. Além disso, o zíper deve ter proteção interna com aba de tecido para evitar que a pele da criança seja presa pelo deslocamento do cursor .

Costuras e acabamentos

A pediatra orienta alguns cuidados para costuras e acabamentos, que devem ser delicados para não machucar a criança. Caso o modelo tenha adesivos, deve-se evitar os autocolantes, pois podem ser levados à boca, e preferir detalhes que são costurados à peça. Além disso, roupas com velcro devem ser evitadas para não irritar a pele. 

Leia mais: Nem menino, nem menina, só roupas de criança! Veja tendência que quebra padrões