Além de manter-se bem hidratada e protegida do sol, outras ações podem diminuir os desconfortos causados pelo calor
Durante os nove meses de gravidez, o corpo de mulher passa por diversas mudanças e com isso, alguns desconfortos como enjoo, calor excessivo e tontura são enfrentados. No verão , com as temperaturas mais altas, os incômodos podem aumentar. Diante disso, muitas grávidas ficam em dúvida sobre como amenizar a situação e tornar a gestação mais confortável.
+ Como lidar com o calor no último trimestre de gravidez

É importante que as gestantes fiquem sempre atentas à exposição solar e ao calor, fatores que podem causar possíveis complicações. Além disso, algumas medidas simples aplicadas à rotina podem amenizar os desconfortos.
Dia-a-dia
O inchaço e a queda de pressão são comuns durante a gravidez, porém, no calor esses sintomas e desconfortos podem piorar, provocando mal-estar às futuras mães. "Como o calor tende a dilatar ainda mais os vasos sanguíneos, a mãe deve procurar alternativas para aliviar a sensação", explica o ginecologista e obstetra Alberto Guimarães, autor do livro "Parto Sem Medo".
Para ajudar com esse cenário, ele recomenda que a gestante faça drenagem linfática e consuma alimentos diuréticos.
+ Como amenizar os 10 principais desconfortos da gravidez
A desidratação também é um dos fatores que pode atrapalhar a vida das gestantes no verão. "É fundamental manter-se hidratada durante todo o dia, isso será importante para evitar dores de cabeça e tonturas que a desidratação pode causar”, diz o especialista. Guimarães ainda sugere que a mulher tenha sempre uma garrafinha com águas em mãos.
Na praia
Nessa época do ano, as viagens à praia são mais frequentes e alguns cuidados específicos são necessários para aproveitar o passeio com tranquilidade. O médico orienta que a atenção com a exposição ao sol deve ser redobrada. "O filtro solar deve ser passado de duas em duas horas para garantir um rosto sem manchas", recomenda.
Não apenas o sol e hidratação merecem atenção, o biquíni também deve estar entre as preocupações da futura mãe. A calcinha também deve ser trocada com frequência, isso ajuda a evitar infecções vaginais.
Para amenizar o calor na areia ou em um dia de piscina, fique sempre embaixo do guarda sol.