O americano Steve Dobbs, da Califórnia, merece o título de melhor avô do mundo (ou pelo menos um dos melhores). O engenheiro de aviões aposentado criou um parque de diversão para os netos no quinta de casa.

+ Como estimular a criatividade das crianças
Para que ir à Disney se os netos de Dobbs têm a "Dobbslândia"? Foi assim que o avô, de 68 anos, batizou o seu parque de diversão particular. Os brinquedos foram construídos atrás de sua casa e entre as atrações há até uma montanha-russa de 30 metros de extensão, na qual o carrinho passa dos 19km/h. Para quem não é tão aventureiro assim, a opção é se divertir no castelo da Bela Adormecida. Ainda há um espaço dedicado ao filme "Procurando Nemo" e uma atração sobre o Ursinho Puff e sua turma.
"Ele sempre quis fazer um passeio para a Disney . Ele sempre foi um visionário e pensou: 'Porque não fazer um parque aqui para as crianças"?, conta Cori Linder, filha de Dobbs, a emissora de TV norte-americana ABC.

No começo, os brinquedos eram improvisados e os túneis eram feitos de papelão. Com o passar dos anos, o aposentado que agora dá aulas de engenharia em uma universidade modernizou o local e construiu mais atrações.
Você viu?
+ Brincar pode ser perigoso! Veja quais cuidados tomar com os brinquedos
"Meu interesse começou quando eu tinha 8 anos. Morei a três quilômetros da Disney e vi o parque ser construido. Mas meus amigos e eu não poderíamos imaginar o que aquilo viraria até o parque de diversão ser aberto. O irmão mais velho de um amigo trabalhava no portão e deixava a gente espiar tudo durante o verão, quando o parque estava lotado. Nesses primeiros anos, brincamos na Disney como se lá fosse o nosso quintal", conta Dobbs. E por que não fazer a lembrança da infância virar realidade?

Conhecimento para construir os brinquedos do seu parque de diversão Dobbs tinha graças aos anos de engenharia. Há oito anos ele começou, e a primeira atração foi inspirada no filme " Piratas do Caribe ". O brinquedo tinha personagens em papelão e uma espécie de lançador de bolinha de pingue-pongue como canhão.
Segundo a filha de Dobbs, a ideia nem era criar um parque temático. O professor universitário se empolgou ao ver os netos brincando e soltando a imaginação com os piratas do quintal.
Dobbs conta com a ajuda de alunos da universidade para modernizar as "instalações" do parque de diversão no quintal. Foi assim que foi criada a montanha-russa. Canos de pvc montam a estrutura do brinquedo, que pode ser usado por crianças e adultos.
O parque ainda tem as tradicionais xícaras que rodam e um brinquedo para ensinar sobre aviões.
Os dois netos da família? Adoraram todas as engenhocas do parque de diversão, claro! "Eles veem o avô como a pessoa mais criativa do mundo. E eles não ficaram nem surpresos porque cresceram ao lado do avô cheio de imaginação", conta a filha de Dobbs. "Meu pai queria que eles tivessem uma experiência mágica ", completa. Alguém duvida?