Tamanho do texto

Com alguns cuidados, crianças podem preparar refeições simples e saborosas para surpreender suas mamães

Que tal inverter os papeis no Dia das Mães? Dê uma folga para elas e deixe a criançada comandar a cozinha! Pensando nisso, o Delas conversou com especialistas para saber quais os cuidados ao deixar os pequenos com as panelas e separou uma lista de receitas simples e saborosas para eles arrasarem e surpreenderem as mães. E então, criançada, partiu cozinha?

Cozinha, com alguns cuidados, é lugar de criança
Divulgação/Caprichar/Rodrigo Terasan
Cozinha, com alguns cuidados, é lugar de criança


Antes de começar... 

"O perigo das crianças na cozinha são os acidentes domésticos, por isso alguns cuidados são essenciais. Sempre é preciso um adulto acompanhando a criança na cozinha, e no Dia das Mães vale dar um descanso para as mamães e convidar o pai ou um irmão mais velho para ajudar", sugere a nutricionista Lívia Nogueira. 

Vale também deixar os pequenos longe de objetivos cortantes ou vidros, e também isqueiros ou fósforos. "Uma dica é usar utensílios de plásticos, que não quebram e não cortam os pequenos", completa Lívia. 

Isabel Bonfim, docente de nutrição e gastronomia do Senac, tem mais um alerta: "Ao utilizar fogão, dê preferência para as bocas de trás e deixe os cabos das panelas para dentro". 

Idade ideal para entrar na cozinha

A idade para começar a cozinhar depende da rotina de cada família, mas segundo Isabel, as crianças começam a ter interesse por culinária por volta de 3 ou 4 anos.

"Eu sempre tive meu filho do lado, cozinhando comigo. Quando ele tinha cinco anos já me ajudava nas receitas", comenta a chef Andrea Aidar. Ela também dá aula de culinária para os pequenos: "Acho que para ensinar, o ideal é a partir dos  07 ou 08 anos".

Mãos à obra

Cuidados anotados? Especialistas também separaram receitas simples, daquelas que precisam de pouco ou nada de fogão, para as crianças se divertirem na cozinha no Dia das Mães (e depois também).

Não esqueça de ajudá-los com os cortes dos alimentos, forno e outros detalhes, mas deixe eles aproveitarem amassando massas, mexendo molhos e montando os pratos. 

Entrada

Clique na foto e aprenda a fazer uma salada com frango
Castelo Alimentos

+ Aprenda também a fazer  sushi de pão

Prato principal

Clique na foto e veja a receita de sanduíche natural
Oba Hortifruti/divulgação


Clique na foto e aprenda a fazer uma pizza expressa
Castelo Alimentos


Sobremesa

Clique na foto e veja a receita de iogurte com frutas
Oba Hortifruti/divulgação

+ Aprenda também a fazer  mousse de chocolate

Bebida

Clique na foto e aprenda a fazer pink lemonade
Castelo Alimentos


    Leia tudo sobre: receitas