Tamanho do texto

Americana retrata cenas cotidianas de mães alimentando seus filhos para promover a aceitação social da amamentação

Alguns ficam incomodados. Outros consideram a cena natural e se sentem totalmente à vontade. Por mais que muitas mães defendam que amamentar em público é um direito de toda mulher, o ato ainda não é unanimidade.

Em um ensaio fotográfico ao mesmo tempo íntimo e público, a fotógrafa americana Stacie Turner chama a atenção para falta de aceitação social, segundo ela mesma define, do ato de amamentar em público.

* Confira o trabalho de Stacie Turner em seu site ou na sua página do Facebook

Especialista em fotos de família, Stacie conta que amamentar sempre foi, para ela, algo natural tanto na sua vida pessoal – ela é mãe de gêmeos – quanto na profissional. “Amamentar era algo presente no meu dia a dia. Amamentei por um bom tempo e convivia, no estúdio, com mães alimentando seus filhos durante os ensaios. Com o tempo, passei a pedir para retratar esse momento”, conta.

Através desse ensaio fotográfico, que recebeu o nome de “Breastfeeding in Real Life” (ou “amamentação na vida real”, em português), a americana pretende chamar a atenção para que todos entendam – e encarem – a amamentação como uma atividade corriqueira. “Em muitas localidades dos EUA é muito incomum ver uma mulher amamentando em público. Isso se deve também porque seios são mostrados, na maioria das vezes, com viés sexual. Mas se nos acostumarmos com a cena de uma mãe alimentando seu filho entre outras pessoas e a enxergarmos com naturalidade, aos poucos, a atividade vai perder esse ar de ‘tabu’, de uma coisa que devemos fazer apenas na esfera privada”, defende.

Fotógrafa americana quer chamar a atenção para a falta de aceitação social da amamentação
Stacie Turner Photography
Fotógrafa americana quer chamar a atenção para a falta de aceitação social da amamentação

Caos e exaustão

Além de tentar contribuir para essa mudança social, Stacie também procura retratar a amamentação como ela acontece no dia a dia das mulheres. “As fotos de amamentação, não raramente, são idealizadas e mostram a maternidade serena. Apesar de isso realmente ser verdade em alguns casos, caos, crianças por perto, mulheres bombeando leite para poder voltar ao trabalho e exaustão também acontecem. Depois que passei a fotografar a amamentação como ela é, algumas pessoas me disseram que chegaram a chorar ao ver uma foto de uma mulher bombeando leite porque isso é a realidade, mas ninguém a mostra.”

Stacie faz questão de ressaltar que apesar de ser amplamente favorável à amamentação, seu objetivo não é desprezar as mães que fazem uso do leite artificial. “Não se aumenta o número de mães que amamentam fazendo as pessoas se sentirem mal com suas escolhas. Todas estamos fazendo o melhor que podemos e mães merecem apoio”, diz.

Leia também:
10 motivos para amamentar seu bebê
Os erros mais comuns da amamentação e como evitá-los
Mães interrompem amamentação mais cedo por falta de orientação

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.