Tamanho do texto

Casos como o do casal italiano que perdeu a guarda da filha biológica por ser "muito velho" reacendem o debate. Dê sua opinião

Em setembro, o caso dos pais italianos Gabriella e Luigi D'Ambrosis ganhou as notícias e levantou debates no mundo todo. Ela tem 58 anos. Ele, 70. Depois de 20 anos casados, eles decidiram ter um filho. Apesar do tratamento de fertilização bem-sucedido, que os levou a conceber e gerar um filho biológico, Gabriella e Luigi foram impedidos de ser pais: a Justiça italiana determinou que os dois são velhos demais para criar um bebê e retirou do casal a guarda de Viola, de 18 meses.

Solange com o marido e o filho: mãe aos 55
AgNews
Solange com o marido e o filho: mãe aos 55
O debate continua: qual a melhor idade para ser mãe?

Veja o relógio biológico da gestação: as chances de engravidar em cada idade da mulher

Os avanços da medicina reprodutiva não bastam para responder esta questão.

Para a terapeuta e escritora argentina Laura Gutman, autora do livro “A maternidade e o encontro com a própria sombra" (Editora Record), não existe idade certa para ter filhos. “O que importa é a história de cada mulher, como ela compreende a si própria. Quando ela concebe uma criança, este é o momento certo”, diz.

Casos como o da atriz Solange Couto, que no início deste ano anunciou sua terceira gravidez, aos 54 anos, são raros no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que, dos quase 3 milhões de bebês nascidos vivos no país em 2008, apenas 242 eram de mães acima de 50 anos de idade. Benjamin nasceu em agosto, quando sua mãe já contava 55 .

A professora Malena Contrera foi mãe de Maria Eduarda aos 42
Mauricio Contreras/ Fotoarena
A professora Malena Contrera foi mãe de Maria Eduarda aos 42
Para as mulheres nesta idade, o principal desafio é acompanhar o ritmo de uma criança. Por outro lado, os trunfos da mãe mais velha são a maturidade e a tranquilidade para encarar um papel de tamanha demanda. Segundo uma pesquisa britânica, filhos de mulheres acima dos 40 são mais saudáveis . Os pesquisadores atribuíram o resultado a uma maior responsabilidade e cuidado destas mães com seus bebês.

Mães mais jovens também têm suas vantagens. Flávia Regina do Nascimento teve o primogênito aos 21, em uma gestação planejada. "Hoje em dia a gente vê que as mulheres focam muito mais o lado profissional antes de terem filhos, mas eu pensei o contrário: eu queria ter filhos primeiro porque queria crescer junto com eles", diz.

Mulheres e especialistas falaram sobre a experiência de ser mãe aos 20, aos 30, aos 40 e aos 50. Leia os relatos e dê sua opinião: qual a melhor idade para ser mãe?

Ser mãe aos 20: "primeiro os filhos, depois a vida profissional"

Ser mãe aos 30: "passaria por mais 10 gestações assim"

Ser mãe aos 40: "fiz um acordo com o cosmos e funcionou"

Os prazeres e desafios da maternidade aos 50

Veja também
Guia da Fertilidade
Gravidez Semana a Semana: as mudanças em seu corpo e em seu bebê a cada fase da gestação