Dicas de cozinha: aprenda a limpar utensílios de silicone com facilidade

Os itens feitos de silicone têm ganhado cada vez mais espaço nas cozinhas devido à praticidade, mas limpá-los corretamente pode ser um desafio

Os utensílios de silicone têm chamado cada vez mais atenção das pessoas e ganhado muito espaço nas cozinhas das casas. As explicações para isso não são poucas. O material é resistente - aguenta temperaturas muito altas e muito baixas sem que aconteça uma reação química -, é flexível e ocupa menos espaço nos armários, geralmente é antiaderente, não costuma guardar cheiros, as colheres feitas com ele não estragam as panelas, etc.

Leia também: Aprenda a limpar o inox manchado e deixe a sua cozinha brilhando

Foto: shutterstock
Cada vez mais utensílios de silicone são encontrados nas cozinhas

Porém, nada é perfeito e os utensílios de silicone costumam dar um trabalho a mais para lavar. Quando entram em contato com algo gorduroso, por exemplo, é difícil retirar o melado. Além disso, para mantê-los sempre devidamente higienizados, é preciso fazer uma limpeza mais profunda de vez em quando.

Antes dos procedimentos de limpeza, fazer a escolha certa do produto que será utilizado influencia no resultado. A indicação do Delas é o detergente Minuano 3000. Ele é dono do maior rendimento do mercado - sendo capaz de lavar mais de 3000 pratos -, faz muito espuma com apenas uma gota e desengordura com rapidez. Assim, além de deixar todos os itens de silicone higienizados, você também economiza.

Foto: Divulgação
O detergente Minuano 3000 é o produto ideal para lavar utensílios de silicone

Agora que já sabe que o detergente Minuano 3000 é a melhor escolha de produto, vamos às dicas para facilitar a lavagem dos utensílios de cozinha feitos de silicone.

Lei também:  Como economizar água ao lavar a louça

Como lavar utensílios de silicone?

Lavar logo depois do uso é a melhor maneira de tornar a lavagem fácil, afinal não dá tempo da comida ou da gordura secarem e grudarem. Mas, nem sempre isso é possível. Caso tenha passado algum tempo, o ideal é deixar os utensílios de molho.

Para deixar de molho, tampe o ralo da pia e encha de água quente ou morna. Coloque algumas gotas de detergente Minuano 3000 e misture com uma colher para não queimar a mão. Depois disso, afunde os itens de silicone e espere por 10 minutos. Retire e ensaboe novamente com o lado macio da esponja para conservar o utensílio. Enxágue e espere secar completamente para guardar.

Mesmo que você lave sempre após o uso, de vez em quando faça o procedimento do molho para garantir a higiene dos itens que usa na cozinha.

Leia também:  Quer aprender a lavar louça de forma eficiente? Confira algumas dicas

Preservando os utensílios de silicone

Normalmente, um utensílio de silicone tem no mínimo 10 anos de vida útil. Algumas atitudes podem torna-los ainda mais duráveis. São elas:

  • Esperar secar completamente antes de guardar no armário. Itens úmidos em locais fechados proporcionam o acúmulo de fungos e bactérias.
  • Lavar sempre com a parte macia da esponja.
  • Não deixar de lavar após o uso.
  • Guardar os utensílios de silicone em locais protegidos de objetos cortantes. Isso serve principalmente para as formas.

(Detergente Minuano 3000 lava até 3.212 pratos. Rendimento comprovado em instituto externo com as principais marcas de mercado)

Link deste artigo: https://delas.ig.com.br/especiais/minuano/2019-02-20/utensilios-silicone-limpeza.html