Aprenda a limpar o inox manchado e deixe a sua cozinha brilhando

Itens feitos com aço inox costumam adquirir manchas com o uso, mas com algumas dicas é possível mantê-los novinhos e reluzentes

Quais pontos você leva em conta na hora de comprar itens para a cozinha? Durabilidade? Beleza? Sustentabilidade? Higiene? Tais características podem ser atribuídas ao aço inox. Não à toa, geladeiras, fogões, panelas, talheres e outros feitos com o material costumam ser encontrados em muitas casas. O grande problema é que limpar o inox de forma que ele fique brilhante e sem manchas pode se tornar um desafio após algum tempo de uso.

Leia também: Quer aprender a lavar louça de forma eficiente? Confira algumas dicas

Foto: shutterstock
Limpar o inox e deixa-lo brilhando não é tão fácil quanto parece

Essas manchas aparecem por uma série de motivos. Nas panelas, por exemplo, podem ser causadas pelo contato com determinados alimentos ou pela exposição a calor excessivo. Nas geladeiras, o tipo de produto utilizado para limpar o inox pode ser a explicação. Assim, apesar de ser uma das opções mais higiênicas, de fácil lavagem e esterilização por possuir superfície pouco rugosa, manter a beleza de um item feito de inox pode não ser fácil.

Mas, não precisa entrar em desespero, existem algumas dicas que podem ser seguidas para evitar as manchas e garantir uma cozinha reluzente. Confira!

Escolha do produto certo para limpar o inox

Alguns produtos inadequados para limpar o material podem, além de causar manchas, implicar na durabilidade do aço inox, colaborando para que ele se deteriore com mais rapidez. Um exemplo são os que contêm cloro na composição.

A dica do Delas é optar pelo detergente Minuano 3000. O produto possui alto poder desengordurante, rende muito – um frasco pode ser usado para lavar mais de 3000 pratos – e é o melhor custo-benefício do mercado. Sem contar que com esse detergente não há risco de manchar o inox.

Foto: Divulgação
O detergente Minuano 3000 também é indicado para lavar o inox

Leia também: Como economizar água ao lavar a louça 

Outro ponto importante para se atentar é o material que vai ser utilizado para a limpeza. Esqueça a palha de aço e a parte áspera da esponja de lavar louça, elas riscarão o inox e não são recomendadas. Use a parte macia da esponja ou escovas com cerdas macias.  

Como fazer a limpeza?

A maneira como o inox vai ser limpo varia. Eletrodomésticos, talheres e panelas, por exemplo, têm diferentes procedimentos. Saiba como limpar cada um deles.

  • Eletrodomésticos: para limpar fogões e geladeiras que acabam pegando a gordura da cozinha, misture um pouco de detergente com água morna. Use uma flanela para passar o líquido na superfície de inox e em seguida retire o excesso com uma flanela limpa e úmida.
  • Panelas: deixe a panela de molho com água e detergente. Depois de um tempo, lave com uma esponja macia e o Minuano 3000, enxágue duas vezes para garantir uma limpeza perfeita.
  • Talheres: o ideal é que os talheres sejam lavados logo após o uso, com o Minuano 3000 e uma esponja macia. Caso isso não aconteça, deixe-os de molho na mesma mistura preparada para colocar dentro da panela e só depois enxaguar e secar.

Leia também: Você nem imagina! Locais com a maior concentração de fungos e bactérias da casa

Após limpar o inox não se esqueça de seca-lo com um pano macio e limpo. Deixar o tempo secar ajuda no aparecimento de manchas.

(Detergente Minuano 3000 lava até 3.212 pratos. Rendimento comprovado em instituto externo com as principais marcas de mercado)

Link deste artigo: https://delas.ig.com.br/especiais/minuano/2019-02-19/limpar-inox.html