Sol entra em Virgem: é hora de organizar a vida

Taróloga ensina como aproveitar as energias do signo, além de banhos e limpezas para fazer em casa

O signo de virgem é representado por uma mulher com um trigo
Foto: Imagem de Alejandro117 por Pixabay
O signo de virgem é representado por uma mulher com um trigo


Começa hoje (22) a temporada do signo de Virgem na volta astrológica do sol . Os nativos do elemento terra são considerados os mais organizados do zodíaco. A  astrologia fala que pessoas virginianas, em geral, estão em busca de uma perfeição que não existe. Entretanto, tanta tentativa e erro em alcançar algo que não existe, torna essas pessoas excelentes trabalhadoras e constantemente motivadas por melhorar, tanto o mundo e meio em que vivem quanto a si mesmas.

"A figura que representa o signo de Virgem é uma mulher segurando um ramo de trigo e isso é pouco falado.O arquétipo desse signo é de uma mulher que só é fiel a sua própria natureza e com o que ela sente que é o funcionamento do tempo dela. Como todos somos parte da natureza e temos o nosso próprio funcionamento de natureza", explica a astróloga Camila Gomes.

O trigo é a origem do pão e simboliza que tudo isso tem um tempo: o de plantar, germinar, colher, separar, debulhar e mais uma série de passos até chegar no pão em si. "Entrar em Virgem e neste arquétipo é cuidar do ciclo e do tempo de cada ciclo. A gente não sai acelerando o tempo desses ciclos porque se a gente acelera. Não estamos cultivando fartura. Virgem vem exatamente para trazer esse cuidado. De que a gente não perca a natureza, a plantação, o cuidado com colher e ir para cozinha e preparar esse alimento", diz.

A energia de Virgem e o Arcano IX do tarot, o Eremita

Segundo a taróloga Vanessa Illa, o céu em Virgem nos convida a buscar momentos de introspecção, solitude e investigação interna. Por isso são recomendados exercícios de meditação, escrita espontânea e momentos a sós. Essas são ótimas maneiras de também se conectar com a energia de Virgem.

"Como diria Jung, 'Quem olha pra fora, sonha; quem olha pra dentro, desperta', e Virgem é um signo que gosta de ser consciente de si e de seu serviço com a humanidade", pontua.

Desperte a Marrie Kondo em você

Virgem detesta bagunça e sujeira, por isso limpar seus espaços, armários, caixa de e-mails e até mesmo seu próprio corpo com um detox, é o primeiro passo para se conectar com essa energia virginiana. Procure desapegar do que você não usa mais e que pode ser útil para outras pessoas, separar lixo orgânico do lixo reciclável, descartar corretamente eletrônicos que estão parados sem uso e aproveite para fazer uma faxina poderosa na casa, limpando janelas, portas e batentes. 

"Ainda que o trabalho dure mais de um dia, isso certamente renova as energias do ambiente e de todos que moram com você", diz Vanessa. "Nesse processo você pode fazer uma lavagem de chão com ervas para além da limpeza física, você trabalhar o espiritual também".

Veja a seguir dois rituais indicados para limpeza e canalização de energias para fazer na entrada do sol em Virgem.

Ritual de limpeza do ambiente doméstico

Ingredientes

  • 1 Pedra de cânfora (vende em farmácias)
  • 1 Espada de São Jorge cortada em sete pedaços
  • 3 Galhos de arruda

Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente as ervas, a cânfora e tampe por cinco minutos. É importante você energizar esse preparo: coloque as mão sobre a mistura, feche os olhos e respire fundo. Faça uma oração do seu coração, peça por limpeza e proteção das energias densas da sua casa e seus familiares, e agradeça.

A mistura deve ser adicionada a mais água em um balde para limpar a casa.
Comece pelo fundo da casa, varrendo e limpando sempre do fundo até a porta da frente. Limpe primeiro com os produtos normais, depois passe um pano com essa mistura no chão, nos cantos dos cômodos, portas, janelas e batentes. Eesses lugares são os que acumulam mais energia. Quando terminar, jogue a água dessa mistura na rua ou, se você morar em apartamento, jogue na privada.

Depois, acenda um incenso de flores e passe-o em todos os cômodos, principalmente nos cantos. Dessa vez, da porta de entrada para o fundo da casa, mentalizando energias de benção, harmonia e paz. Deixe o incenso queimar até o final.

Banho mágico

Para limpar as suas energias é necessário apenas de manjericão fresco. Ferva um litro de água e desligue o fogo. Acrescente o manjericão."Nessa parte você pode simplesmente sentir a quantidade. Podem ser sete folhas, sete galhos ou até mesmo o maço inteiro. Sinta e pergunte ao manjericão qual é a quantidade da energia dele que você precisa", diz a taróloga. Tampe por cinco minutos.

Enquanto o banho depura, faça o mesmo processo de energização para fazer a lavagem de chão: coloque as mãos sob o banho, faça uma oração do seu coração, pedindo por limpeza, proteção, harmonia e paz do seu corpo e do seu campo energético.

Tome seu banho de higiene normalmente e depois despeje o banho da cabeça aos pés ou do pescoço pra baixo - fica a seu critério! Deixe o banho secar naturalmente no corpo. Procure fazer atividades mais tranquilas e relaxantes depois disso, para que a sua frequência e a da casa se alinhem.