É hoje! Prepare-se para o eclipse lunar e super lua de sangue em Sagitário

Depois de saturno retrógrado, é a vez do eclipse lunar movimentar o céu e a vida das pessoas. Para a astrologia, é momento de deixar algumas coisas pra trás

Eclipse lunar e super lua de sangue
Foto: Foto de Alex Andrews no Pexels
Eclipse lunar e super lua de sangue


Hoje (26) começamos o dia com o primeiro eclipse lunar de 2021, marcado por uma super lua de sangue . Ao longo do ano, teremos mais três eclipses. Segundo a astrologia, o fenômeno natural marca começos de ciclos - o que indica que chegou o momento de deixar algumas coisas para trás.

O eclipse lunar, a parte total  - quando a Terra passa entre a Lua e o Sol -será visível somente na costa oeste da América do Norte e em alguns pontos da América do Sul. No Brasil, ele não será visível na forma total, apenas parcial ou penumbral (será somente uma sombra) e apenas em algumas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Curitiba e Porto Alegre.

Como ele vai acontecer na parte da manhã, iniciando às 6h45 do horário de Brasília, quanto mais a oeste você morar, melhor. O ápice do eclipse será por volta das 8h11, mas talvez o sol atrapalhe a visibilidade. Estados como Acre, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Sul do país podem conseguir ver os vestígios do fenômeno.

Já o fenômeno da Lua de Sangue significa que a luz do sol não vai refletir diretamente sobre a Lua, pois será filtrada pela Terra (caracterizando o eclipse), fazendo com que o satélite natural terrestre ganhe tons avermelhados e laranja. 




Eclipse lunar em sagitário

Para os adeptos da astrologia, tanto a Super Lua de Sangue, quanto o eclipse lunar representam novas movimentações de energias que podem causar impactos do cotidiano das pessoas. 

"A Lua Cheia é a fase em que as coisas por si só são mais intensas. Então, quando falamos de um eclipse na Lua Cheia, o que já era intenso explode. É a sensação de que tudo está acontecendo de uma vez só", explica a astróloga Lívia Albuquerque. Ela ressalta que por mais que a Lua Cheia nos traga essa sensação de iluminar as coisas, no caso de um eclipse lunar isso não é completamente verdadeiro, justamente pela sombra que a Terra faz.

Assim, quando a pessoa busca entender o que está acontecendo, pode chegar em conclusões que não estava esperando, em um momento que suas emoções não estão muito equilibradas. "Sagitário é um signo que fala muito sobre algo maior do que nós, um propósito de vida. No momento que estamos vivendo, a maioria das pessoas quer sentir que tem um rumo, conseguir pensar em um futuro", pontua Livia.

“Sempre que há uma interação entre Sol e Lua no céu - oposição na Lua Cheia e conjunção na Lua Nova - próximo aos nodos lunares (nodo norte e nodo sul) temos os eclipses solares (Lua Nova) e lunares (Lua Cheia). Esse fenômeno é considerado na visão da astrologia tradicional como um evento maléfico, que reverbera muito mais ao nível coletivo do que ao nível individual”, diz a astróloga Camila Gomes.

Camila explica que existe uma espécie de equilíbrio no caso deste eclipse, pois ele ocorre em Sagitário , signo regido pelo planeta Júpiter. Assim, apesar de inaugurar um período de turbulências, os eventos trarão mais efeitos positivos que negativos. "Como nós estamos em um momento de pandemia, é natural que a gente queira fugir de tudo isso. Mas não é focando exclusivamente nas coisas ruins que vamos conseguir", complementa Livia.

Isso significa que podemos esperar uma volta às atividades de forma bem arrastada, além de surpresas em questões que envolvem a Justiça no Brasil. “É preciso lembrar que a astrologia é um estudo rico que pode nos indicar caminhos, mas nem sempre todo e qualquer movimento do céu tem a ver com nossos umbigos”, reflete.

Rituais para o eclipse

A cartomante e terapeuta holística Carolina D’Ambrósio fala que uma coisa simples e cuidadosa a ser feita nesse momento é tomar um banho de ervas , feito com manjericão, alecrim, erva-doce e camomila. Estas ervas limpam o campo energético e trazem proteção e harmonização dos ânimos. Antes de tomar o banho, ela orienta deixar a bacia com as ervas um pouco sob a luz da Lua para receberem as energias do eclipse.

Quem quiser um ritual, você vai precisar de uma vela branca, um pedaço de papel e um copo de água. “Acender a vela colocando sua intenção nela. Depois, escreva no papel os seus pedidos e coisas que você quer que melhorem na sua vida. O copo de água vai servir como um filtro de energias ruins, então depois que a vela terminar de queimar, jogue a água fora. O que sobrar do papel e da vela, pode descartar em um vaso com terra”.