Médica, ex-BBB, apresentadora e musa do Carnaval... Thelminha Assis é a própria "Barbie profissões". Com tudo isso, ainda sobra espaço na agenda apertada para organizar o Sambadela, um projeto cujo objetivo é celebrar o samba e exaltar a comunidade negra. Um verdadeiro resgate às raízes, segundo ela mesma.
"Eu me sinto muito lisonjeada de estar nesse lugar, de ter essa oportunidade de, por meio do impulsionamento que a minha imagem teve depois do BBB, poder sempre falar sobre coisas que eu acredito muito: o samba, a minha ancestralidade, a minha alma de sambista há mais de 19 anos. Eu estou muito feliz de poder usar esse momento da minha vida para um projeto lindo desse", declarou Thelminha em entrevista exclusiva ao iG Delas .
O Sambadela começou no ano passado, como um projeto piloto, só para convidados e, este ano, recebeu a primeira edição aberta ao público. A roda de samba aconteceu no último domingo (26), em São Paulo, e além de ser um evento para enaltecer as personalidades pretas no Mês da Consciência Negra, ela também marcou o início da temporada de Carnaval 2024 de Thelminha e o seu aniversário, comemorado no dia 18.
Musa da Mocidade Alegre, no Carnaval de São Paulo, e da Estação Primeira de Mangueira, no Carnaval do Rio, a médica deve repetir a dobradinha feita no ano passado. Ao iG , ela contou como tem se preparado para entrar na avenida e garantiu que não se preocupa com a pressão estética:
"Eu foco em ter um corpo pronto para aguentar a resistência de duas avenidas, do Anhembi e da Sapucaí, que com o calor do Rio de Janeiro, acaba exigindo mais ainda. E aí o que vier de estética é consequência. Eu preparo o meu físico e vou e faço uma dieta para ter resistência", disse a musa.
O iG Delas marcou presença na segunda edição do Sambadela e bateu um papo com Thelminha Assis sobre o evento e a sua preparação para o Carnaval. Confira abaixo:
iG DELAS: De onde veio esse desejo de criar o Sambadela?
Thelminha Assis: O Sambadela é um grande sonho que eu tinha de fazer uma roda de samba que servisse de ponto de encontro dos sambistas, para a gente poder celebrar o Mês da Consciência Negra, poder celebrar as nossas vitórias, para que não seja um mês só da gente ficar relembrando o quanto a gente tem muitas dores na nossa história. A gente também tem conquistas para celebrar. O objetivo é aumentar cada vez mais esse projeto. Começou no ano passado com o piloto, só para celebridades, e esta é a primeira vez que a gente está fazendo aberta ao público.
O Carnaval está presente na sua vida há bastante tempo. Só na Mocidade, você desfila há cerca de 19 anos. Eu queria saber como o Carnaval e o samba em si se tornaram parte da sua identidade, parte de quem a Thelminha é.
O Carnaval eu falo que é um dos melhores momentos do ano. É um momento que, quando eu estou mal, eu busco me conectar para me reenergizar e, quando eu estou bem, eu vou para celebrar. Então, o Carnaval é muito importante para mim. É um momento em que eu me reconecto com as minhas raízes. Esse projeto dá um start para o meu Carnaval de 2024, que vai ser tão intenso, quanto esse projeto.
Thelminha, neste ano, você fez dobradinha no Carnaval. Como anda a preparação para o Carnaval do ano que vem?
Eu estava totalmente focada na organização [do Sambadela], porque é muito difícil organizar um evento, e a partir desta semana a gente já começa a pensar só em Mocidade Alegre, atual campeã do Carnaval de São Paulo, e Estação Primeira de Mangueira, que vai homenagear a Alcione. Então, a gente ainda tem muito trabalho pela frente.
E quais são os seus planos para depois do Carnaval? Tem o desejo de voltar a atuar mais como médica anestesista?
Eu estou atuando sempre de forma voluntária. Neste ano, eu fiz expedição, fiquei 10 dias anestesiando lá no Pará, na região Norte, em Alter do Chão. E ano que vem, tenho desejo de fazer pelo menos mais uma expedição e, cada vez mais, evoluir no meu papel de comunicadora, tanto na televisão, com o Bem Estar [TV Globo], quanto em outros projetos que estão por vir.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
** Gabrielle Gonçalves é repórter do iG Delas, editoria de Moda e Comportamento do Portal iG. Anteriormente, foi estagiária do Brasil Econômico, editoria de Economia. É jornalista em formação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).