Fernanda Montenegro é a mulher mais admirada do país; veja ranking

Completam a lista Michelle Bolsonaro, Ivete Sangalo, Anitta e mais, segundo Instituto QualiBest

1) Fernanda Montenegro

Pelo quinto ano consecutivo, a atriz Fernanda Montenegro é a mulher mais admirada do país para um em cada dez brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo QualiBest. Considerada um ícone da TV brasileira, a artista ocupa a primeira colocação desde 2019, ano em que a lista começou a ser feita. No ano passado, Fernanda foi citada por 11% da população, contra 9,4% de menções em 2023.

Divulgação

Michelle Bolsonaro

A ex-primeira dama ocupa a segunda posição, citada por 5,4% dos entrevistados. No ano anterior, Michelle ficou em sexto lugar, admirada por 2,5% dos brasileiros.

Reprodução%3A Agência Brasil

Ivete Sangalo

Ivete Sangalo aparece como a terceira mulher mais admirada do país, com 4% de favoritismo. Na sequência, aparecem, nesta ordem, Anitta (3%), Ana Maria Braga (3%), Dilma Rousseff (3%), Marina Silva (2,5%), Taís Araújo (1,7%), Gisele Bündchen (1,5%) e Maria da Penha (1,5%).

Fred Pontes/Divulgação

Em 2022, Anitta ficou em segundo lugar, com 2,8% das menções

As posições seguintes ficaram com Taís Araújo (2,7%), Ana Maria Braga (2,6%) e Dilma Rousseff (2,5%). Vale destacar que os entrevistados eram livres para responder a mulher que quisessem.

Foto%3A Reprodução/Instagram

Para a diretora geral do QualiBest, Daniela Malouf, a lista das dez mulheres mais admiradas do Brasil reflete a tendência do país em reconhecer o protagonismo feminino em dois ambientes principais: a cultura e a política

"O interessante é que, se por um lado as artes – como a música e o teatro – já eram espaços com uma forte presença feminina, vemos agora mulheres do espectro político aparecerem no ranking e se destacarem", comenta.

Admiração dos mais jovens

Neste ano, o Instituto QualiBest também perguntou qual mulher as pessoas acreditam que seja a mais admirada pelos brasileiros mais jovens. Anitta foi citada por 39% delas – à frente de Michelle Bolsonaro e Ivete Sangalo – ambas citadas por 11% dos entrevistados. Desta vez, as respostas foram estimuladas com base na lista das mulheres mais citadas nas últimas tendências da pesquisa.

Dovulgação

Sobre o estudo

O QualiBest entrevistou 1.506 brasileiros entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março de 2023. Os dados, que fazem parte da pesquisa “As mulheres mais admiradas do Brasil”, levou em conta as variações de idade, classe socioeconômica e regiões da população. Os entrevistados compõem uma base de 250 mil painelistas cadastrados no site do instituto. A margem de erro é de 2.57 pontos percentuais.

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga também o perfil do iG Delas no Instagram!