Desejos para 2023: emagrecer é um deles?

A especialista em saúde da mulher, Ramiele Calmon, lista passos para ajudar a começar 2023 com o pé direito.

Uma meta possível

Todo fim do ano escrevemos nossas metas, e as pesquisas apontam uma média de 71% dos brasileiros que desejam para o próximo ano emagrecer, mas metade não se esforça para isso, e apenas 20% conquistam o objetivo. E quem sabe você faz parte dessa grande parcela que faz um monte de meta no final do ano, mas o ano passa e acaba não cumprindo nem a metade? Ou até já teve vezes que não cumpriu nenhuma meta? Para auxiliar nesse planejamento dos desejos para 2023, a mestre em segurança alimentar, especialista em saúde da mulher e da qualidade de vida, Ramiele Calmon, listou 4 passos que serão seu guia para emagrecer em 2023.

FreePik

Passo 1: Sua meta precisa ser específica

Tomar mais água, não é uma meta específica. A meta precisa ter números, um prazo e o que você vai fazer para alcançar. Por exemplo: vou tomar 3 litros de água por dia até março. Para isto, desde janeiro vou aumentar 300 ml por semana.

Passo 2: Grande meta e metas pequenas

Se você precisa perder 10 kg até junho, esta é uma grande meta, e você irá dividir ela por 6 meses para saber quantos kg deve perder por mês, e por sequência, dividir por 4 para saber o que você precisa cumprir por semana. Assim fica muito mais leve, não é mesmo? Dessa forma você mostra para sua mente que é possível. Você precisa ter clareza!

Passo 3: Pense nas suas metas todos os dias

Não adianta você estipular várias metas, colocá-las no papel e nunca mais ver, e achar que ao final do ano elas terão se cumprido milagrosamente. Tenha elas por escrito e em um local de fácil leitura e/ou que possa ser visto constantemente. Dica: uma dica é ter sempre à mão um planner, com suas metas e objetivos anotados para que a visualização seja mais fácil e rápida. Ajuda muito.

Passo 4: Construa motivação para fazer o que tem que ser feito

Ter motivação significa ter um motivo para ação. Então, você precisa encontrar fortes motivos que lhe mostrem que vale a pena seguir com aquele objetivo. Como por exemplo entrar na roupa que você quer e não te cabe mais, ter mais saúde e disposição, melhorar a sua autoestima. Tudo isto irá te impulsionar a sua ação.

Faço planos, coloco metas e trabalho diariamente para alcançá-los

Por fim, você precisa entender que tudo começa aí dentro, entendendo que tem que partir do princípio de mudanças comportamentais. Eu mesma já cansei de fazer metas no início do ano e terminar o ano frustrada por não conseguir. Mas um dia decidi que minhas metas não seriam apenas METAS e sim CONQUISTAS, e tudo mudou. E você vai me perguntar: - Nutri quando foi esta virada de chave? Quando entendi o valor do tempo. O tempo não volta atrás para perdemos ele, e que tempo é algo que não se compra. Decidi que não queria passar esta vida perdendo TEMPO.

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Ainda não acabou!

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram!