10 metas possíveis para o ano de 2023

Guardar dinheiro, sair do sedentarismo, trocar de emprego, fazer a viagem dos sonhos, comprar um carro, essas são algumas metas comuns para o próximo ano; especialista auxilia a listar metas reais para o ano novo

Entra ano e sai ano...

O que sempre continua no topo da lista de desejos é aquela vontade de definir metas para o próximo ano. Seja economizar e sair do vermelho, estar mais presente na família, arrumar um novo emprego ou mesmo investir em um hobbie. “Metas são objetivos específicos de algo que queremos alcançar. Da vida pessoal à profissional, as metas ajudam pessoas a chegar ao que elas desejam. Para ter menos ansiedade, a palavra chave é planejamento”, explica a psicóloga Vanessa Gebrim, especialista em Psicologia Clínica pela PUC de SP

FreePik

A especialista lista 10 metas possíveis para o ano de 2023. Confira:

1 - Comece com a vontade de definir metas

“Definir metas funciona como um orientador para nossas ações. São como velas em um barco. Sem metas, nosso barco fica à deriva, sendo controlado pela força dos ventos. Como disse Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Se não temos um objetivo específico, nunca saberemos se estamos no caminho certo. É importante conhecer-se bem – saber sobre os próprios interesses, habilidades, planos e projetos de vida”, explica Vanessa.

2 - Crie metas específicas

Coloque o máximo de informações relacionadas ao seu desejo. Por exemplo, se seu desejo for fazer uma viagem em 2023, defina o local, período, o valor, pontos positivos e negativos é uma estratégia para tornar esse sonho real. Primeiro estabeleça suas metas escrevendo cada uma no papel. Depois estruture os passos e crie um plano de ação. Metas que sejam específicas, atingíveis, realistas e que tenham um tempo planejado para serem concretizadas são mais fáceis de atingir”, aconselha a psicóloga.

3 - Autoconhecimento

“Quando for definir suas metas, cada pessoa deve pensar naquilo que quer melhorar na sua vida e isso varia de pessoa para pessoa. Vai de cada um. Uma coisa é certa, quanto mais específico e detalhista você for em seus planos, mais fácil de segui-los fica. Final de ano é um momento maravilhoso para traçarmos esses objetivos para o ano que vem. Faça o teste e coloque como foco a sua palavra para 2023”, indica Vanessa.

4 - Cuide da sua saúde mental

Cerca de 53% dos brasileiros notaram um agravamento da própria saúde mental, segundo a pesquisa realizada entre abril de 2020 e abril de 2021 do Instituto Ipsos. “Depressão, ansiedade e estresse estiveram presentes na vida dos brasileiros nos últimos meses. Por isso, uma meta muito importante é cuidar dos seus hábitos, atividades físicas, rotina, alimentação, sono e tudo o que envolve sua saúde mental. Uma forma de encontrar mecanismos que ajudem nesse processo é por meio da terapia”, aconselha Vanessa.

5 - Sono de qualidade

“Dormir bem é fundamental para ter uma vida equilibrada. Dormir entre sete e nove horas por noite é o ideal para o desempenho cognitivo e também para diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Estabeleça um horário para fazer sua rotina do sono, tome uma ducha quente, faça um chá, deixe o celular de lado um pouco antes, tente fazer uma leitura para se preparar para a hora do sono. Cumprir essa meta vai te ajudar diretamente em todas as suas atividades”, aconselha Vanessa.

6 - Não procrastine

“O primeiro passo para colocar fim a isso, é refletir sobre os motivos que te levam a deixar essas tarefas para depois. A procrastinação é um comportamento de autossabotagem que pode comprometer seus resultados, também pode gerar ainda mais ansiedade. Foque no que precisa ser feito, crie uma lista de tarefas, bloqueie estímulos, externos, resolva as tarefas mais fáceis primeiro. Busque alternativas relacionadas com seu autoconhecimento e que te ajudem a realizar as tarefas que precisam ser feitas”, indica Vanessa.

7 - Cultive relacionamentos saudáveis

“Fique próximo das pessoas que te fazem bem. Cultive relacionamento com seus familiares, amigos da época do colégio e também esteja aberto para reencontrar pessoas que te fazem bem. Saiba colocar seus limites nas relações, mas também se abrir para conversar sobre seus sentimentos. Esteja perto de quem te faz bem e te apoia”, sugere Vanessa.

8 - Aprenda coisas novas

“Faça aquele curso online que você tem vontade, uma nova atividade física ou mesmo aprenda a cozinhar um prato novo. Aprender coisas novas deixa seu cérebro sempre ativo e abre portas para novas oportunidades. Além disso, combate o tédio, possibilita contato com mais pessoas e traz novos aprendizados”, orienta Vanessa.

9 - Alimentação equilibrada

“Com seu sono em dia, atividades físicas e uma alimentação equilibrada sua rotina pode trazer mais bem estar. Procure se alimentar de forma equilibrada, estando atento e presente no momento das refeições. O acompanhamento com um nutricionista pode ajudar muito nesse processo”, conta Vanessa.

10 - Meditação

“A meditação traz muitas vantagens,ajuda no foco, redução na pressão sanguínea, diminuição da insônia, melhora nos sintomas de depressão, traz maior facilidade para lidar com a ansiedade e também pode ajudar no autoconhecimento”, explica Vanessa.

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Ainda não acabou!

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram!