Dia Internacional do Voluntário: 10 dicas que você precisa saber para atuar nessa causa

Desenvolver o espírito colaborativo e de solidariedade em uma jornada de dedicação para a construção de uma sociedade melhor é apenas um dos objetivos de quem é voluntário(a). Isto porque as inúmeras as atividades e trocas de experiências que podem surgir a partir do engajamento nessa causa, vão além da doação de tempo e conhecimento para exercer o protagonismo social.

De acordo com a pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, apoiada pela Suzano e realizada pelo Datafolha em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS) e outras empresas, mais da metade dos brasileiros praticam ou já praticaram voluntariado, sendo que 15% desenvolvem atividades solidárias por meio das empresas em que trabalham.

Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano, com mais de 20 anos de experiência na área de Voluntariado Empresarial, Desenvolvimento Social e Sustentabilidade, acredita que ser voluntário(a) é uma forma de inspirar e contribuir com a transformação da sociedade.

A coordenadora traz, hoje, uma lista com dicas do que você precisa saber antes de se voluntariar a uma causa:

1. Antes de tudo, saiba que se tornar voluntário é dedicar seu talento e tempo para o bem-estar social e o interesse comunitário

2. Protagonismo

Não são necessários pré-requisitos para realizar ações voluntárias, pois qualquer um pode ser voluntário - a avaliação é de que é só ter vontade.

3. Compartilhar

Avalie que tipo de trabalho você gostaria de compartilhar. Você pode dedicar seu tempo e diversos talentos exercendo sua cidadania.

4. Identificação

Busque uma causa que você se identifique e uma instituição para que você possa atuar e contribuir.

5. Empatia e diálogo

Compreenda através do diálogo as necessidades e a forma de atuar para contribuir de forma efetiva em prol de uma causa, entenda qual seu papel, esclareça dúvidas, como horário dedicado e quem serão as pessoas que vão atuar com você. Assim, falar e estar aberto para escutar é a base de uma relação construtiva.

6. Comprometimento

É preciso cumprir prazos, horários, tarefas, levar a sério o trabalho. Bons(as) voluntários(as) são comprometidos(as). Se você se envolveu naquele projeto, as pessoas contarão com isso. Por isso, cumpra seu compromisso da melhor forma possível.

7. Trabalho em equipe

Dificilmente o trabalho em projetos sociais será feito por uma única pessoa. A colaboração e coletividade são características do ambiente de voluntariado, assim, é fundamental saber trabalhar em time. Para isso, é necessário ter a disciplina e a humildade de entender que cada pessoa é diferente e que a união de todas as habilidades é o que faz a diferença.

8. Aprendizado

oluntariado é troca. Apesar do compromisso de contribuir com o próximo, todo voluntário(a) já sentiu que ganha mais do que oferece, já que o aprendizado e a satisfação são incalculáveis, por isso, que tal compartilhar sua experiência como voluntário inspirando outras pessoas, amigos, colegas de trabalho, vizinhos e familiares para prática de voluntariado?

“Atuar como voluntário é ser agente de transformação, estimula o engajamento social, promove a cidadania, solidariedade e faz a diferença na sociedade”, afirma Elisabete.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o portal do iG.