De gaslighting a mansplaining: 9 termos que nomeiam atos machistas

Por que é tão importante nomear?

Algumas violências cometidas diariamente contra as mulheres são fruto do sexismo enraizado na sociedade. Com isso, muitas dessas violências, que são mais cometidas por homens, podem passar despercebidas; mas, por menor que possam parecer, elas machucam e contribuem para a manutenção do machismo.

Alycia Fung/Pexels

Micromachismo

O termo surgiu no início dos anos 1990 para descrever o conjunto de pequenas violências cometidas diariamente contra as mulheres, reforçando uma posição de inferioridade na sociedade. São comportamentos inadequados e que podem ser feitos sem intenção, como dizer que "as mulheres servem para ser donas do lar" ou que "os homens ajudam nos cuidados com os filhos".

Manterrupting

Caracteriza quando uma mulher está tentando falar e um homem não permite que ela termine de falar, interrompendo-a e atrapalhando a forma de pensar. Geralmente, é feito de forma proposital para desestabilizar uma mulher para que ela se perca dentro de sua fala.

Mansplaining

Essa violência acontece quando um homem tenta explicar um conceito óbvio para uma mulher de forma didática, como se ela não conseguisse compreender a explicação. Ou ainda quando um homem tenta explicar um assunto que é de domínio da mulher como se ela não soubesse nada sobre ele.

Manspreading

Quem nunca sentou no ônibus do lado de um homem que está com as pernas bem abertas? Esse é um exemplo clássico de manspreading, que acontece mais em transportes públicos. Portanto, é quando um homem faz com que seu corpo ocupe diversos espaços, mesmo que inconscientemente.

Bropriating

Imagine que você está em uma reunião de trabalho e dá uma ideia para solucionar um problema da empresa. Agora imagine que um homem diz exatamente o mesmo que você, mas é ele quem leva o crédito. Essa apropriação da ideia de uma mulher e o reconhecimento atribuído ao homem é o que caracteriza o bropriating.

Gaslighting

É um tipo de violência psicológica em que uma pessoa usa de artimanhas do assédio moral para convencer de que a mulher enlouqueceu quando, na verdade, ela está certa.

Stealthing

É uma violência sexual que consiste em retirar o preservativo no meio do ato sem o consentimento da outra pessoa. O stealthing é crime e se enquadra no artigo 215 do Código Penal, com pena de dois a seis anos de reclusão.

Stalking

É a violência de perseguir intencionalmente alguém em espaço público ou privado. Também é criminalizado no Brasil pela Lei nº14.132 com reclusão de seis meses a dois anos.

Body shaming

O termo é usado para caracterizar atos que ridicularizam a aparência física de uma pessoa. Em português, "body shaming" significa, em tradução livre, "envergonhar o corpo". É principalmente caracterizada de forma verbal e psicológica.

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Acompanhe também o perfil geral do Portal iG no Telegram!