9 influenciadoras com deficiência para acompanhar nas redes sociais

Neste Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21), conheça mulheres de diferentes áreas que lutam por acessibilidade e demandas de PcDs

Leandrinha Du Art

A comunicadora e ativista trans vive com a Síndrome de Larsen e compartilha o dia a dia nas redes sociais. Em seus conteúdos, aborda principalmente pautas relacionadas à sexualidade.

Instagram/Reprodução

Lelê Martins

Por meio do perfil @blogueirapcd, a carioca cria conteúdo sobre humor e moda; além de abordar reflexões que perpassam a sua vivência enquanto mulher negra, com deficiência e periférica. Visibilizar essas demandas foi o que a fez começar uma carreira na internet.

Instagram/Reprodução

Lorena Eltz

A YouTuber e influenciadora mostra seu dia a dia vivendo com a doença de Crohn – foi ela quem criou as hashtags #felizcomcrohn e #felizcomostomia. Com 607 mil seguidores no Instagram, ela se tornou uma das vozes jovens mais importantes na luta por acessibilidade e na conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais.

Instagram/Reprodução

Cacai Bauer

A baiana é considerada a primeira influenciadora digital com Síndrome de Down do mundo. Cacai também é atriz, cantora, palestrante e aborda lifestyle no Instagram para mais de 300 mil pessoas.

Instagram/Reprodução

Rebeca Costa

Natural de Niterói, a modelo e palestrante cria conteúdos sobre moda, bem-estar, beleza e autoestima. Ela também presta consultoria pela empresa Looklittle e estuda para criar a própria marca de roupas para pessoas com nanismo. Rebecca também luta para que as demandas, vivências e reivindicações das pessoas com nanismo sejam reconhecidas.

Instagram/Reprodução

Mariana Torquato

Ela é considerada pioneira na luta das pessoas com deficiência no Brasil. Mestre em políticas públicas, é Mariana quem está por trás do canal ‘Vai uma mãozinha aí?’, o maior canal do YouTube para falar de deficiência no Brasil e anticapacitismo.

Instagram/Reprodução

Luciana Viegas

Dona do perfil @umamaepretaautistafalando, a educadora popular usa sua plataforma para informar sobre o autismo. Ela também aborda acessibilidade, anticapacitismo, antirracismo e conta suas vivências como mãe neurodivergente.

Instagram/Reprodução

Pequena Lo

Uma das principais criadoras de conteúdo brasileiras da atualidade, Pequena Lo se tornou referência em humor nas redes sociais, principalmente no TikTok. A psicóloga vive com displasia óssea e, por isso, também usa sua influência para chamar atenção para as demandas de pessoas com deficiência.

Instagram/Reprodução

Andrea Schwarz

A criadora de conteúdo e empreendedora é uma das referências de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Andrea é CEO da consultoria iigual Inclusão e Diversidade e é Top Voice no LinkedIn, rede em que conta suas experiências pessoais e profissionais para mostrar que a cadeira de rodas não a impede de viver uma vida plena.

Instagram/Reprodução

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Acompanhe também o perfil geral do Portal iG no Telegram!