A Allergan Aesthetics, que fabrica e comercializa um portfólio das principais marcas e produtos de estética médica, entre eles Botox, Juvéderm e HArmonyCA, lança nesta quarta-feira (24) a causa 'Assuma sua Imagem', com o objetivo de trazer à discussão o exagero no uso dos filtros de imagens, e como isso está mudando a percepção de autoimagem ao ponto de causar problemas reais de saúde mental em jovens e adultos.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
A empresa investiu em uma pesquisa realizada pela overwise e Let’s Mind para apoiar essa causa. Foram ouvidas 650 pessoas, 24% homens e 76% mulheres, em oito capitais do Brasil. O estudo buscou entender como as pessoas se relacionam com questões de bem-estar e aparência física e o impacto dos filtros de redes sociais na sua autoimagem e autoestima.
Segundo Camila Cazerta, dermatologista e Diretora Médica da Allergan Asthetics, "o objetivo é estimular conversas saudáveis sobre autoestima e como o uso exagerado dos filtros pode levar a percepções ideais e irreais de como as pessoas se percebem".
A questão não é ser contra o uso de filtros, mas fazer com que as pessoas enxerguem as imagens a que elas estão expostas. "É um tema que afeta a sociedade, é preciso trazer o assunto para discussão", diz a médica.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
Muitas vezes, há a percepção de que as imagens são reais, mas não são. "As pesssoas acreditam e aquela imagem é a real. Mas, no dia a dia, a imagem é tratada. Nem sempre isso está na consciência", alerta Cazerta. "O que ela está vendo são padrões inalcançáveis."
A ideia, diz a representante da Allergan, é começar essa discussão, inclusive com profissionais da área. "Não é uma guerra contra os filtros." A proposta da causa e da pesquisa é respeitar o que cada pessoa é, a pluralidade da beleza.
Pesquisa “Além dos filtros”
Principais dados no recorte 35 anos – 39 anos
Total 71 entrevistados em 8 capitais brasileiras
· Para 42% bem-estar é um tema que Acabo dedicando pouco tempo, ou menos do que eu gostaria
· 100% acreditam que bem-estar também está relacionado à saúde mental;
· 52% considera a aparência Extremamente importante para o bem-estar da maioria das pessoas;
· 55% cuida da sua aparência, mas, sem exageros;
· 50% concorda que a aparência é uma forma de expressar o que está sentindo;
· 43% acredita que padrões de beleza influenciam muito pessoas que se preocupam com a aparência;
· 45% acredita que redes sociais podem influenciar tanto de maneira positiva, quanto negativa;
· 66% acredita que as pessoas acabam achando os outros “melhores de vida” nas redes sociais;
· 63% concordam que as pessoas sempre acham os outros mais bonitos nas redes sociais;
· 49% acha que as pessoas sabem quando o conteúdo é falso/manipulado mas mesmo assim gostam de ver;
· Somente 75% acha que as pessoas usam os filtros de imagem apenas como brincadeira;
· 71% concorda que as pessoas usam filtros sociais para parecerem mais bonitas para os outros;
· 99% acredita que as pessoas exageram nos filtros;
· 59% acredita que as pessoas fingem uma realidade perfeita nas redes sociais, filtrando as coisas ruins do dia a dia;
· 49% concorda que o uso exagerado de filtros nas redes sociais pode fazer com que pessoas deixem de gostar das suas imagens “reais” e passem a querer suas imagens “virtuais”;
· 53% acredita que o nível de cobrança aumentou com os filtros;
· 50% concorda que o uso exagerado de filtro pode levar a uma diminuição de autoestima;
· 50% acha que as pessoas que mais usam filtros são as mais inseguras;
· A rede social mais usada por essa faixa etária é o Instagram (94%), seguida pelo Facebook (89%);
· 49% admite usar filtros para parecer melhor nas postagens;
· 49% conhece ou já ouviu falar de alguém que decidiu fazer um procedimento estético para ficar parecido com a imagem do filtro;
· 79% acha que os jovens são mais suscetíveis aos filtros.