27 anos de Marília Mendonça: conheça o gênero ‘feminejo’

Precursora do movimento feminejo no Brasil, Marília Mendonça foi consagrada como a rainha da sofrência no país. Com hits como ‘Alô Porteiro’, ‘Infiel’ e ‘Todo Mundo Vai Sofrer’, a goiana foi protagonista do sertanejo, gênero geralmente dominado por homens. Marilia, que faleceu em um acidente de avião em 5 de novembro de 2021, faria hoje 27 anos de idade.

O que é feminejo?

O ‘feminejo’, que é o sertanejo universitário feito por mulheres, traz letras de empoderamento feminino, relatos de relacionamentos amorosos e a presença da ótica feminina em sua composição.

Liberdade

Em entrevista à Folha de São Paulo, a rainha da sofrência declarou que o feminejo promove a liberdade feminina: ‘’a base do movimento, de que a mulher pode ser o que ela quiser, é essa bandeira que eu levanto’’.

Fonte de inspiração

Com tantos sucessos, é inegável que a sertaneja inspirou muitos artistas por aí. Vamos conhecer algumas cantoras que foram influenciadas pela sofrência da rainha?

Maiara & Maraísa

No reinado de Marília, só temos uma certeza: o mundo é das patroas. De Medo Bobo até Presepada, a influência do sofrimento sertanejo de Mendonça está presente em todos os discos da dupla Maiara e Maraísa. Amigas de coração, as gêmeas continuam falando sobre a presença e o legado de Marília.

Foto%3A Reprodução/Instagram

Luiza

Quem nunca chorou ouvindo ‘S de Saudade’? O vozeirão de Luiza encanta qualquer um. Inspirada pelas letras emocionantes de Marília, a cantora declarou em seu Instagram: ‘’Te levo comigo pra todos os cantos. Te aplaudo em todos os cantos! Marília Mendonça não “foi”, Marília Mendonça É! E será pra sempre a maior das maiores’’.

Foto%3A Reprodução/Instagram

Mari Fernandez

De ‘Parada Louca’ à ‘Não, Não Vou’, Mari Fernandez está dominando o mundo da música. Em 2021, a cearense declarou que Marília era ‘sua inspiração’.

Foto%3A Reprodução/Instagram

Yasmin Santos

Dona de uma voz de tirar o chapéu, Yasmin Santos já declarou diversas vezes que Marília é uma de suas principais inspirações na hora de cantar. Sucessos como ‘Saudade Nível Hard’ e ‘Pronta Pra Trair’ lembram - e muito - as angústias da rainha da sofrência.

Foto%3A Reprodução/Instagram

Lauana Prado

Lauana Prado é um dos maiores sucessos do ‘feminejo’ dos últimos anos. Hits como ‘Cobaia’, ‘Zap’ e ‘Você Humilha’ replicam a genialidade amorosa que Mendonça tanto cantou. A artista afirmou, em entrevista ao UOL, que Marília era ‘insubstituível’.

Foto%3A Reprodução/Instagram

Ainda não acabou!

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o portal do iG.