7 atitudes machistas e tóxicas no ambiente de trabalho

De acordo com a pesquisa PoderData, realizada em 2021, 80% dos homens avaliam que há machismo no Brasil, mas só 8% afirmam ser machistas. Outro estudo, 'A Mulher na Comunicação: Sua Força, Seus Desafios', realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, mostra que 72% das mulheres sofreram assédio no trabalho.

Pesquisa IRA

A psicanalista Ana Tomazelli afirma que, mesmo com a luta diária por equidade, as atitudes machistas estão presentes em inúmeras frentes da nossa sociedade. “Essa realidade do machismo e do assédio está presente em qualquer setor, seja ele comunicação, imobiliário, financeiro, entre outros”. A profissional acaba de divulgar, pelo Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas, a pesquisa IRA (Índice Regional de Assimetrias): Mercado Imobiliário & Construção, que aponta que 9 em cada 10 mulheres destes segmentos sofrem machismo e a maioria delas, 65%, de forma muito frequente. O Instituto montou uma lista de 7 atitudes machistas e tóxicas no ambiente de trabalho. Confira a seguir.

Pexels

Manterrupting

O Manterrupting ocorre quando a mulher é interrompida constantemente, de maneira desnecessária por um homem, impossibilitando que ela consiga concluir uma fala ou um raciocínio.

Pexels

Mansplaining

A situação de Mansplaining ocorre quando um homem tenta explicar um conceito óbvio para uma mulher, de forma muitas vezes didática, como se ela não fosse capaz de entender algo simples.

Pexels

TPM Mania

A TPM Mania ocorre quando uma pessoa faz algum comentário negativo à postura de uma mulher, fazendo relação com o fato dela estar menstruada ou durante o período de Tensão Pré-Menstrual (TPM).

Nappy

Bropriating

A Bropriating é a situação que ocorre quando um homem se apropria da mesma ideia que uma mulher teve e acaba levando os créditos no lugar dela.

Nappy

Gaslighting

A Gaslighting é a situação onde alguém leva a mulher a achar que enlouqueceu, ou que estava equivocada sobre um determinado assunto, quando na verdade ela estava certa.

Nappy

Meritocracia Masculina

A Meritocracia Masculina é a situação onde a mulher perde uma oportunidade de promoção, ou movimentação na carreira, para um homem menos qualificado que ela.

Pexels

Filhos são empecilho para o trabalho

Uma das situações machistas mais comuns nos ambientes de trabalho é quando a mulher é colocada em segundo plano, desconsiderada para alguma atividade, ou perde uma oportunidade porque tem filhos ou porque pretende engravidar.

Pexels

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram.

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG.