Dia do Rock: relembre a carreira de Rita Lee

A rainha do rock brasileiro é uma lenda da música nacional

Começo da carreira

Rita começou aos 16 anos, cantando em um trio feminino. Em 1966, ela se juntou com Sérgio e Arnaldo Baptista, com quem se casou, para formar 'Os Mutantes', nome dado por Ronnie Von.

Reprodução

Entrada na banda Tutti-Frutti

Expulsa da banda e separada de Arnaldo, Rita seguiu e formou a banda Tutti-Frutti, onde produziu o disco Fruto Proibido e outros dois discos. Na época, ela conheceu Roberto de Carvalho, seu marido até hoje.

Reprodução

Prisão da ditadura militar

Em agosto de 76, Rita Lee, que estava grávida e sem usar drogas, foi presa por porte de maconha. Ela ficou presa em regime domiciliar por um ano e precisou de permissão judicial para fazer shows e sair de casa.

Reprodução

Dupla dinâmica com Roberto de Carvalho

Junto do marido, Rita começa uma fase mais popular em 1979. O primeiro trabalho, 'Rita Lee', foi o mais famoso da dupla, com os sucessos 'Mania de Você', 'Chega Mais' e 'Doce Vampiro'.

Reprodução/Rita Lee

Carreira solo

Depois de oito discos, Rita e Roberto se separaram profissionalmente entre 1991 e 1995. Neste período, ela produziu a turnê voz e violão 'Bossa n' Roll' e o disco 'Rita Lee', de 1993.

Reprodução

Aposentadoria dos palcos

Em 2010, Rita Lee fez a última turnê da carreira. No dia 22 de janeiro de 2012, ela se anunciou o motivo: a fragilidade física. O último show dela terminou com a prisão de Rita, por desacato por se revoltar com uma ação policial truculenta.

Reprodução/Youtube

Vida nas redes sociais

Aposentada dos palcos, Rita deu show no Twitter, mas desativou a conta em 2012 após a prisão por desacato. Os tweets são usados até hoje como meme.

Reprodução/Twitter

Reclusão e anúncio do câncer

Junto de Roberto de Carvalho, os dois vivem de forma pacata em um sítio de São Paulo. Em maio de 2021, Rita anunciou que está enfrentando um câncer de pulmão, mas que os resultados do tratamento estão sendo positivos.

Reprodução/Instagram