Conheça mulheres que trabalham por trás das câmeras em filmes e séries da Marvel

Saiba quem são as roteiristas que ajudaram a levar às telas as sagas de heróis e heroínas da franquia

Filme solo da Viúva Negra é o primeiro da Marvel inteiramente dirigido por uma mulher
Foto: Divulgação/Disney
Filme solo da Viúva Negra é o primeiro da Marvel inteiramente dirigido por uma mulher



Nos últimos anos, as mulheres têm sido cada vez mais presentes em frente e por trás das câmeras nos filmes e séries da Marvel, fazendo com que as narrativas fiquem cada vez mais diversos. Um dos exemplos disso é o filme solo da Viúva Negra , que chega ao Disney+ no próximo dia 9 e contará a história de origem da heroína interpretada por Scarlett Johansson.

Além disso, a série “Loki” , em exibição na plataforma, também apresenta diversas personagens femininas fortes e importantes. A seguir, confira as mulheres responsáveis por esses e outros sucessos da franquia.


Cate Shortland

Foto: Divulgação
Cate Shortland, que dirigiu 'Viúva Negra', foi a primeira mulher a dirigir um filme da Marvel inteiramente sozinha


Além de “Viúva Negra”, primeiro filme da Marvel totalmente dirigido por uma mulher, a diretora australiana possui outros quatro longas no currículo. Entre eles está “A Síndrome de Berlim”, que em 2017 foi indicado ao Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance, um dos mais populares do cinema independente.

Jac Schaeffer

Foto: Divulgação
Jac Schaeffer foi uma das roteiristas do filme 'Viúva Negra'


Jac é uma das roteiristas de “Viúva Negra”, mas essa não foi a primeira vez que ela colaborou com a Marvel. Ela é a criadora e produtora executiva da  série “WandaVision”, que aborda o luto por meio da história da Feiticeira Escarlate e do Visão como um casal, depois dos acontecimentos de “Vingadores: Ultimato”.

Kate Herron

Foto: Divulgação
Kate Herron escreveu e produziu a série sobre Loki


Você viu?

Kate é diretora e produtora executiva dos seis episódios da primeira temporada de “Loki”, que conta a história do vilão e expande os multiversos da Marvel, que serão muito retratados nas próximas produções da franquia. Antes de “Loki”, a diretora também dirigiu quatro episódios da série “Sex Education”, disponível na Netflix.


Nia DaCosta

Foto: Divulgação
Nia DaCosta dirigirá 'The Marvels', sequência de 'Capitã Marvel'


A diretora será a primeira mulher negra a comandar uma produção da Marvel. Nia vai dirigir o filme “The Marvels”, que se passa após “Capitã Marvel” e deve explorar ainda mais a personagem de Monica Rambeau, interpretada por Teyonah Parris. Nia também dirigiu “A Lenda de Candyman”, remake do clássico de terror de 1992 que tem roteiro de Jordan Peele, diretor de “Corra!” (2018).

Chloé Zhao

Foto: Divulgação
Chloé Zhao, melhor diretora de 2021 pelo Oscar, dirigirá 'Os Eternos'


No início deste ano, Chloé Zao se tornou a primeira mulher não branca a ser indicada e a ganhar um Oscar de melhor direção . É ela quem assume a direção do filme “Os Eternos”, que explora o mundo após os acontecimentos de “Vingadores: Ultimato”. A trama apresentará aos fãs os seres imortais que vivem na Terra há milênios em segredo, mas que se reúnem para enfrentar os Deviantes, uma raça de humanóides de quem são inimigos.

Anna Boden

Foto: Divulgação
Anna Boden foi a primeira mulher a dirigir um filme da Marvel, em 'Capitã Marvel'


Anna Boden foi a primeira mulher a dirigir um filme da Marvel com “Capitã Marvel” (2019), primeiro longa da franquia protagonizado por uma mulher. A direção e o roteiro do filme são assinados por ela e Ryan Fleck. Ela também dirigiu outros filmes conhecidos, como “Se Enlouquecer, Não se Apaixone” (2010) e a minissérie “Mrs. America (2020)”, que foi indicada a dez prêmios Emmy, considerado o Oscar da televisão.

Nicole Perlman

Foto: Divulgação
Nicole Perlman co-escreveu 'Guardiões da Galáxia' com James Gunn


Nicole foi a primeira roteirista mulher do universo cinematográfico da Marvel ao lado de James Gunn. Juntos, os dois escreveram a história do primeiro filme de “Guardiões da Galáxia” (2014), que aborda o universo intergalático da franquia.