Atriz Ruth de Souza é homenageada pelo Google no dia em que completaria 100 anos

A artista foi uma das primeiras atrizes negras do Brasil e foi uma pioneira no teatro, cinema e televisão

Google homenageia a atriz Ruth de Souza
Foto: Reprodução
Google homenageia a atriz Ruth de Souza

A atriz  Ruth de Souza é a homenageada do Google nesta quarta-feira (12), dia em que completaria 100 anos de idade. A artista teve uma carreira de mais de 70 anos e foi uma das primeiras atrizes negras do Brasil. Ela abriu portas para muitos outros profissionais e obteve reconhecimento nacional e internacionalmente.

Ruth de Souza nasceu no Rio de Janeiro em 1921. Ainda criança ela decidiu que seria atriz e na juventude entrou no grupo Teatro Experimental Negro. Em 1945, ela se apresentou nos palcos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a peça "O Imperador Jones".

A estreia da atriz no cinema veio poucos anos depois, em 1948, quando ela atuou em "Terra Violenta". Cinco anos após aparecer nas telonas pela primeira vez, a artista foi nomeada como melhor atriz coadjuvante pelo papel em "Sinhá Moça" no Festival de Veneza, se tornando a primeira atriz brasileira a concorrer na premiação.

Ao longo dos muitos anos de carreira, Ruth Cardoso atuou em mais de 30 filmes e 20 novelas. O último trabalho dela foi em 2019, quando integrou o elenco da minissérie "Se Eu Fechar os Olhos Agora". Ela morreu no mesmo ano com 98 anos de idade.