Mais mulheres negras na política: conheça oito vereadoras recém eleitas

Apesar de ainda serem minoria na política, mulheres negras tiveram forte presença nas eleições municipais deste ano. Conheça algumas das vereadoras eleitas e suas propostas

Nas eleições muncipais de 2020, que aconteceram no último domingo (15), os dados apontam que candidatas negras tiveram números expressivos nas urnas das capitais. Segundo o portal de jornalismo de dados Gênero e Número, mulheres negras representam 48% das vereadoras eleitas nas capitais do país.

De partidos diferentes, com propostas e objetivos diversos, conheça 8 das vereadoras negras eleitas para integrarem as Câmaras Municipais de suas respectivas cidades.


 Erika Hilton (SP)

Erika Hilton
Foto: Instagram/Reprodução
Erika Hilton

A primeira mulher negra e trans a ocupar uma cadeira na Câmara dos Vereadores da capital paulista, foi a mulher mais votada da cidade com mais de 50 mil votos. Erika foi co-deputada no mandato coletivo da Bancada Ativista na Assembleia Legislativa de São Paulo, mas para 2020 decidiu concorrer para vereadora em uma chapa única pelo PSOL.

Carol Dartora (PR)

Foto: Instagram/Reprodução
Ana Carolina Dartora

Com mais de 8 mil votos, Carol se tornou a primeira vereadora negra de Curitiba, no Paraná. Professora formada pela Universidade Federal do Paraná, Carol atua como professora da rede pública. Se elegeu pelo PT defendendo pautas feministas e antirracistas.

Você viu?

Lívia Duarte (PA)

Foto: Instagram/Reprodução
Lívia Duarte

Eleita pelo PSOL em Belém, Lívia fez campanha defendendo os direitos de mulheres negras e criando propostas que pretendem beneficiar mães de família, mulheres que trabalham com cultura e que prentendem empreender.

Dani Portela (PE)

Foto: Instagram/Reprodução
Dani Portela

Além de se posicionar pelo direito das mulheres e da população negra, Dani Portela também tem propostas para a população autista e com deficiência, além de focar na importância da educação na primeira infância. Candidata pelo PSOL, foi a vereadora mais votada em Recife.

Tainá de Paula (RJ)

Foto: Instagram/Reprodução
Tainá de Paula

Na capital fluminense cadeiras da Câmara também serão ocupadas por mulheres negras. Uma delas, por Tainá de Paula, a segunda vereadora mais votada da capital. Candidata pelo PT, Tainá teve a campanha endossada por diversos famosos e conseguiu ser eleita com números expressivos, prometendo levar pautas progressistas e antirracistas para a Câmara dos Vereadoras.

Thais Ferreira (RJ)

Foto: Instagram/Reprodução
Thais Ferreira

Também na capital do Rio de Janeiro, Thais Ferreira, do PSOL, garantiu seu lugar na Câmara Municipal. Defendendo mais direitos e acesso à saúde para mulheres negras e LGBTQI+, Thais também tem propostas para incentivar a cultura e a economia critiva.

Camila Valadão (ES)

Foto: Instagram/Reprodução
Camila Valadão

Em Vitória, Camila Valadão foi a mulher mais votada para fazer parte da Câmara dos Vereadores. Candidata pelo PSOL, Camila tem propostas para mobilidade urbana e acesso à cidade, além de pautas que beneficiam a diversidade na juventuda e a população negra da capital.

Karen Santos (RS)

Foto: Instagram/Reprodução
Karen Santos

Desde 2016 Karen fazia parte do mandato coletivo O Povo Que Batalha. Em 2020 decidiu se candiatar a vereadora pelo PSOL e se tronou a mulher mais votada na cidade. Karen luta pela melhora do transporte público, direito à habitação e melhora na infraestrutura da cidade.