Participação de mulheres nas eleições 2020 cresce, mas ao cargo de vice

As mulheres aparecem mais como vice nas chapas que disputam as prefeituras

Mais mulheres estão participando das eleições deste ano
Foto: O Dia
Mais mulheres estão participando das eleições deste ano


A participação de mulheres cresceu nas eleições municipais deste ano nas 26 capitais do Brasil. Mas elas aparecem mais como vice nas chapas que disputam as prefeituras -- como candidatas ao cargo de prefeita, esse número, no entanto, não evoluiu.

Segundo os dados são do Tribunal Superior Eleitoral, o número de mulheres que se colocaram como opção para assumir prefeituras das capitais em 2016 era de 38 dos 209 concorrentes, representando cerca de 18%. Neste ano, esse número subiu para 56, mas são mais candidatos no total -- 314. A participação, portanto, ficou estável, em quase 18%.

Aos cargos de vice, a representatividade feminina cresceu. Em 2016, ela era de 27,7% e, agora, é de 41,7% -- ou seja, um crescimento de 14%.

Vale lembrar que as mulheres são maioria do eleitorado brasileiro. Segundo o IBGE, 52% da população apta a votação são do sexo feminino. Mas, das 26 capitais do Brasil, apenas três têm prefeitas. São elas: Teresa Surita (MDB), de Boa Vista, em Roraima; Cinthia Ribeiro (PSDB), de Palmas, no Tocantins, e Socorro Neri (PSB), de Rio Branco, no Acre.

Na eleição deste ano, três capitais sequer possuem candidatas: Manaus, no Amazonas; Belém, no Pará, e São Luís, no Maranhão. Por outro lado, a capital que tem mais candidatas ao cargo em 2020 é o Rio de Janeiro.