Se você é uma das pessoas que acredita na influência da astrologia para a sua vida, já deve ter ouvido alguma coisa ou outra sobre Mercúrio retrógrado. Considerado o "vilão do momento", o planeta em processo de retrogradação desde o dia 05 de março e deve permanecer assim até o dia 28 deste mês. Mas não é preciso entrar em pânico!

Leia também: Como planeta regente de 2019, Marte favorece a iniciativa e a sexualidade

O processo do primeiro Mercúrio retrógrado de 2019 está acontecendo desde o dia 05 de março e deve terminar no dia 28
shutterstock
O processo do primeiro Mercúrio retrógrado de 2019 está acontecendo desde o dia 05 de março e deve terminar no dia 28


Apesar de sempre causar muito alarde, é importante explicar que Mercúrio retrógrado não é o fim do mundo e faz parte do movimento natural dos planetas. "A velocidade em que os planetas se movimentam é diferente, e em alguns momentos, eles 'ultrapassam' a Terra ou se 'deixam passar' por ela. Sendo assim, isso causa uma 'ilusão de ótica' de que o planeta esteja andando para trás, ou seja, está retrógrado", explica a astróloga Paula Bueno Brandão.

E essa não é a única vez que veremos esse planeta ficar retrógrado em 2019, viu? É algo que acontece três vezes durante o ano. Então, além desse período entre 05 e 28 de março, Mercúrio "volta a atacar" de 07 a 31 de julho e, também, entre 31 de outubro e 20 de novembro. Por isso, é bom ficar atenta sobre como esse fator astrológico pode afetar a sua vida.

O efeito de Mercúrio retrógrado em seu dia a dia

Sendo planeta regente dos negócios e das formas de comunicação, Mercúrio retrógrado pode causar dificuldades com isso
shutterstock
Sendo planeta regente dos negócios e das formas de comunicação, Mercúrio retrógrado pode causar dificuldades com isso

Segundo a astróloga, Mercúrio é o planeta que rege os negócios, além de todas as formas de se comunicar. Isso vai desde contratos, acordos e documentos importantes, até conversas com as suas amigas ou aquela mensagem que você quer mandar para o crush.

"Tudo que envolve essas áreas é afetado quando este planeta está retrogrado. É muito comum que durante fase de Mercúrio retrógrado as pessoas tenham dificuldade para cumprir com algo que foi acordado e queiram voltar atrás na palavra dada ou simplesmente ignorar algum compromisso importante que havia sido assumido, por exemplo", afirma Paula. 

A crença é de que nesse período também há mais chances de você se atrasar, causar mal-entendidos, ter dificuldades em se expressar, precisar refazer certas coisas ou ter problemas com meios de transporte e aparelhos eletrônicos — e é exatamente isso que faz com que as pessoas fiquem mais atentas durante a retrogradação. 

Todas as pessoas são afetadas por Mercúrio retrógrado?

Mercúrio retrógrado pode afetar o coletivo, mas especialmente as pessoas que têm o planeta como regente de seus signos
shutterstock
Mercúrio retrógrado pode afetar o coletivo, mas especialmente as pessoas que têm o planeta como regente de seus signos

Se você está se perguntando se todo mundo é afetado por isso, a resposta é não! Vários fatores determinam o grau de influência na vida de cada um, mas, no geral, os signos mais afetados são os que têm o planeta como regente, ou seja, Gêmeos e Virgem. "É importante lembrar que muitas pessoas têm a  Lua e o Ascendente nesses signos e não sabem disso", diz a especialista em astrologia

Você viu?

Gêmeos é um signo de ar, assim como Aquário e Libra, enquanto o elemento de Virgem, Touro e Capricórnio é terra. Além disso, Mercúrio está passando por Peixes agora, passará por Leão e Câncer na retrogradação de julho e por Escorpião em novembro. Por causa disso, quem têm esses outros signos como Sol, Ascendente ou Lua também podem se sentir afetados. 

"Apesar disso, todas as pessoas, independente do signo, devem ter um cuidado especial. É sempre melhor se prevenir desses problemas que acabam sendo mais recorrentes quando estamos na fase de Mercúrio retrógrado", indica a profissional. 

Paula afirma que o melhor a fazer é ter mais atenção em todas as maneiras de se comunicar, seja ao ler, escrever, assinar documentos ou se comprometer em negócios. "Também é bom ter cuidado no uso de eletrônicos, pois você pode escrever algo e ser mal compreendido ou postar uma foto na balada que te comprometa, por exemplo."

Leia também: 10 perfis para seguir se você quer saber as previsões dos signos pelo Instagram

Como "sobreviver" à influência de Mercúrio retrógrado?

Mercúrio retrógrado não deve ser visto como um 'vilão' durante essa fase, é possível ver a  retrogradação de forma positiva
shutterstock
Mercúrio retrógrado não deve ser visto como um 'vilão' durante essa fase, é possível ver a retrogradação de forma positiva


Antes de mais nada, não entre em pânico! Mesmo que Mercúrio retrógrado tenha ganhado esse estigma negativa ao longo dos anos para quem gosta de astrologia, você pode usar esse período mais conturbado para fazer uma análise positiva sobre si mesma como "modo de sobrevivência". 

"Mercúrio tem sido visto como 'culpado' e 'vilão' em muitas situações em que as pessoas não querem assumir as próprias responsabilidades, seja por desatenção ou até mesmo a falta de cuidado e tato. Acho importante que ele chame a atenção para o quanto as palavras tem poder e peso para que se pense antes de falar e escrever algo", explica a astróloga.

"O lado positivo é que a retrogradação faz as pessoas prestarem mais atenção no que falam, escrevem ou dizem e refletirem sobre. Para muitos, isso pode até parecer uma bobagem, mas de fato tem sido muito negligenciado e existe uma enorme falta de compromisso e responsabilidade com a maneira como se comunica hoje em dia", comenta. 

Como essa fase também está muito ligada à revelação da verdade, pode ser uma boa hora para refletir sobre certas atitudes e corrigir planos em andamento, já que as pessoas são obrigadas a tomar decisões mais objetivas e pessoais. 

Além disso, é possível aproveitar a energia para manter a produtividade em dia e evitar frustrações. Nesse caso, a dica é revisar ideias, recuperar projetos antigos, procurar meios de concluir projetos que você já havia começado e organizar seu espaço de trabalho, guarda-roupa, armários, cômodos de sua casa e documentos. 

Mesmo que a procrastinação esteja reinando durante esse período, procure organizar seus objetivos e dividi-los em etapas, tornando mais fácil concluí-los. O ideal é que até o fim do Mercúrio retrógrado seja um momento para separar o que você pode fazer de novo ou tentar terminar algo que já tenha começado, mas não dar início a nada que seja muito importante. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!