Como Game of Thrones te ensinou a ser uma mulher forte e empoderada

Relembre o protagonismo feminino das principais personagens da série

Está chegando a hora: o último episódio da série mais aclamada da atualidade vai ao ar neste domingo (19) e já está deixando saudades. Entre tantos motivos que fizeram Game of Thrones ficar marcada no coração dos fãs, o destaque para os personagens femininos certamente está entre os mais memoráveis.

Leia também: Quem é você na 8ª temporada de "Game of Thrones" de acordo com seu signo?

Cersei, Olenna, Daenerys, Arya, Brienne e tantas outras mulheres mostraram a força feminina em Game of Thrones
Foto: Reprodução/HBO
Cersei, Olenna, Daenerys, Arya, Brienne e tantas outras mulheres mostraram a força feminina em Game of Thrones

Seja pela poderosa “Mother of Dragons” Daenerys Targaryen, a valente Arya Stark, a "cavaleira" Brienne de Tarth, a temida Cersei Lannister, ou até mesmo pela respeitosa Olenna Tarel, o protagonismo feminino em Game of Thrones foi ganhando espaço conforme a trama avançava e, ao fim da série, não dá para negar que as mulheres de Westeros conseguiram mostrar que o reino não sobreviveria sem elas.

É claro que muitas cenas machistas e julgadas desnecessárias pela crítica (como o estupro de Sansa Stark, criado apenas para a versão audiovisual da produção de George R.R Martin) ainda são questionáveis e não podem ser naturalizadas. Contudo, é inegável que cada personagem feminino conseguiu deixar sua marca por suas características admiráveis e marcantes.

Para relembrar a trajetória das principais mulheres da série, separamos uma lista com os motivos pelos quais Game of Thrones te ensinou como ser uma mulher forte e empoderada. Cuidado, contém spoilers.

Arya Stark

Desde pequena, Arya nunca se encaixou no padrão esperado de uma filha de um lorde - indo em total contraste com a irmã, Sansa. Sempre fiel ao que acreditava, ainda menina ela deu um jeito de conseguir ter aulas de luta, ao invés de costura, já dando indícios de sua personalidade empoderada.

Inteligente, corajosa, sagaz e atrevida, a jovem sempre foi vista como uma personagem forte, características geralmente atribuídas aos homens. Sua trajetória aventureira e cheia de aprendizados também resultaram em sabedoria e independência, no melhor estilo “lugar de mulher é onde ela quiser”.

Ao longo da série, os fãs acompanharam o crescimento e amadurecimento da personagem que se manteve fiel aos seus princípios independente das dificuldades, evidenciando sempre sua força e habilidade como guerreira - o que colaborou para que ela fosse sempre uma das queridinhas do público e uma inspiração e tanto! 

Brienne de Tarth

Falando em guerreira, Brienne é o exemplo claro de que “uma mulher pode fazer tudo que um homem faz”. Nas lutas, incluindo a que teve com Jamie e com Cão, ela provou que era tão habilidosa quanto eles - ou mais -, o que a fez conquistar respeito por onde passava.

Além da bravura, a personagem também é reconhecida pela sua honra e honestidade, que dão toques sensíveis a ela, ensinando que fragilidade não deve ser um sinonimo de feminina. Além disso, não tem como não se espelhar em uma mulher que ocupou espaços que mulheres jamais ocuparam e ainda ganhou títulos inéditos para o universo feminino da trama, não é mesmo? 

Catelyn Stark

Ao mesmo tempo que há mulheres em GoT para provar que a maternidade não é, necessariamente, um "dom" que toda mulher precisa ter, a série também deixa claro que está tudo bem com quem veste a camisa (ou o escudo) da família e é capaz de fazer tudo pelos filhos.

A matriarca da família Stark é um exemplo disso. Admirável por sua postura sensata e estratégica, Cat mostra que é possível defender sua prole com muita garra, sem perder a sensibilidade. Apesar de ocupar o papel de esposa, mãe e lady de Winterfell - que, em um primeiro momento, pode ser visto como submisso -, ela consegue ser admirada e respeitada por todos, incluindo seus oponentes. Que mulher!

Leia também: Daenerys, Arya e Khaleesi: pais dão nomes de bebês inspirados em Game of Thrones

Cersei Lannister

Não dá para falar sobre maternidade sem citar Cersei . Até a rainha mais megera de todos os tempos mostra que é humana quando se trata de seus filhos - os únicos, aliás, em todos os Sete Reinos com quem ela realmente se importa e ama.

Apesar de toda maldade que habita a personagem, determinação é uma das palavras que a define. É impossível negar que para conseguir a ascensão da família Lannister ela se mostra estrategista, sagaz e muito inteligente - características inspiradoras.

Mesmo que por motivos diferentes de Brienne, Arya e Catelyn, Cersei é respeitada (e temida!), e também triunfa quando se torna a primeira mulher a sentar no trono de ferro. Sua personalidade implacável foi tão aclamada que fez com que toda sua crueldade fosse tolerada, e ela se conquistasse uma legião de fãs que a idolatrassem mesmo sendo a grande vilã da série. Isso é que é poder!

Você viu?

Daenerys Targaryen

O que a "Mãe dos Dragões" quer é o Trono de Ferro, mas no caminho para chegar lá, ela só fez mostrar o quanto é uma mulher forte. Enquanto "Khaleesi", ela conquistou Drogo e os demais Dothraki, a "Não Queimada" que conseguiu trazer os dragões (seus filhos) à vida, "Quebradora de Correntes" que libertou os escravos e Rainha de vários povos. Ou seja: seu nome tem mais moral do que o de todos os outros homens da série.

Daenerys saiu de outro continente para chegar à Westereos e, não teve medo de colocar a si mesma e aos seus filhos em perigo na batalha contra os Caminhantes Brancos antes de ir oficialmente para Porto Real em busca de seu objetivo. 

Apesar dos últimos acontecimentos, não dá para negar que o papel importante que ela tem no seriado quando a questão é empoderamento feminino . Afinal, ela saiu de uma posição de submissão ao irmão e ao marido para conquistar o que queria (mesmo que do jeito dela). 

Margaery Tyrell

Margaery mostrou que não era só um rostinho bonito. Neta de uma das mulheres mais sábias e influentes de Westeros, ela soube fazer política como ninguém e se revelou muito astuta e talentosa, sendo capaz de ganhar mentes e lealdades com seu jeito conquistador.

Além disso, ela ainda deu um belo exemplo de sororidade e empatia quando se aproximou de Sansa. Mesmo diante de uma situação bastante perigosa, onde o jogo de interesses dominava, ela teve o cuidado de tentar se aproximar de outra mulher em situação de vulnerabilidade para ajudá-la.

Melisandre

Melisandre é uma personagem que divide os corações dos fãs, mas isso não significa que ela não é poderosa. Nascida como uma escrava, ela se tornou uma profetiza respeitada em Westereos - não pela fé no Senhor da Luz, mas pelas habilidades que demonstrava. 

Seja como conselheira de reis ou sacerdotisa, seu objetivo é sempre realizar a vontade do divino e cumprir as profecias, sem pensar em como as consequências podem afetar as outras pessoas. Mesmo assim, ela não se deixa abalar pelas opiniões e continua mostrando para quê está ali - pelo bem ou pelo mal. 

Olenna Tyrell

"Diga a Cersei que fui eu". A frase icônica da Lady Olenna Tyrell resume bem a personagem, que por muito tempo foi grande influência como líder do Jardim de Cima e tinha apelido de Rainha dos Espinhos, referência ao símbolo da rosa com espinhos dos Tyrell. 

Reconhecida pelo sarcasmo, Olenna jamais levava desaforo para casa e não tinha medo de quem estava no Trono de Ferro - afinal, ela sabia os maiores segredos de todos e também a hora certa de usá-los a seu favor.

Mesmo com idade avançada, era ela quem sustentava o nome dos Tyrell, considerada uma das mais poderosas dos Sete Reinos. A vingância contra Cersei por ter matato a neta, Margaery, é o que melhor exemplifica a força de uma Lady que não mede esforços pela família.

Sansa Stark

A evolução de Sansa é uma das mais perceptíveis durante a série, ainda mais agora em que ela está se mostrando uma líder sensata para o Norte. Porém, quando ainda era vista como a "filha perfeita" de Ned e Catlyn Stark prometida para casar com Joffrey Lannister, já era possível ver o quanto ela se entregava pela família.

Aos olhos de menina, o casamento parecia um sonho, mas depois da morte do pai, se tornou uma forma de se manter viva. Foi dentro de Porto Real que Sansa também aprendeu como se tornar a Lady de Winterfell (e, quem sabe, rainha de Westeros?) que é na 8ª temporada, sem medo de assumir a lidernaça na ausência de Jon Snow. 

Leal, ela fez de tudo para recuperar a casa de sua família e, com o tempo, se tornou uma líder estratégica e sem traços de ingenuidade que marcaram a personagem no início da série. Aliás, é importante destacar que os produtores foram criticados pela narrativa de que o estupro foi o que tornou Sansa mais forte e "empoderada". 

Yara Greyjoy

Enquanto seu irmão estava sendo criado por outra família, Yara ficou nas Ilhas de Ferro e fez o que ele deveria ter feito: lutou pelo seu povo e ganhou respeito e admiração dos homens que comandava.

Por ser admirada, conseguiu fazer com que muitos de seus subordinados continuassem a seguí-la mesmo quando queriam tirar sua liderança pelo simples fato de ela ser mulher. Yara também teve envolvimento com outras mulheres e trouxe a discussão para a trama.

Ygritte

Ygritte faz juz à característica de "Mulher Livre", ainda mais porque não acreditava em ser "submissa" - seja aos reis dos povos que vivem do outro lado da Muralha ou aos homens, no geral - e não tinha medo de bater de frente com líderes e até com seu amante, Jon Snow. 

Leia também: Inspirado em “Game of Thrones”, homem faz Trono de Ferro para noiva

Tida como a personagem mais "feminista" de Game of Thrones , ela se mostrou determinada, e certa que os Caminhantes Brancos eram a ameaça real, e fez o que pôde pela sobrevivência de seu povo. Entre tantas outras mulheres fortes e empoderadas da série, Ygritte conquistou os fãs quando foi leal à causa mesmo quando isso significava atirar uma flecha contra seu amado.