Como ler mapa astral? Entenda o que os astros dizem sobre a sua personalidade

Sol em Câncer, Lua em Peixes e ascendente em Capricórnio. Nada disso faz muito sentido? Então tire suas dúvidas e entenda o que diz seu mapa astral

Você sabe como ler mapa astral? Não é preciso se preocupar se a resposta for não, porque, na realidade, muita gente que gosta de astrologia não sabe fazer a leitura do próprio mapa. Além de ter um conhecimento básico sobre signos para isso, também é necessário se aprofundar um pouco mais no assunto e entender como os astros te influenciam. 

Leia também: O ano novo astrológico já começou; veja o que Marte reserva para a sua vida

Quer aprender como ler mapa astral? É preciso saber o que o signo solar, lunar, ascendente e planetas dizem sobre você
Foto: shutterstock
Quer aprender como ler mapa astral? É preciso saber o que o signo solar, lunar, ascendente e planetas dizem sobre você


Antes de aprender como ler mapa astral , é preciso entender o que ele é e como funciona. Assim, a astróloga Paula Bueno Brandão explica que uma forma de se pensar no mapa astral é imaginá-lo como uma "fotografia do céu" tirada no momento em que você nasceu.

"É uma ferramenta de autoconhecimento que mostra as características, talentos e habilidades — e elas podem ou não serem desenvolvidas dependendo de muitas variáveis, incluindo social, emocional, etc.", complementa. 

Pelo mapa natal também é possível estudar os diferentes ciclos de vida, através dos trânsitos astrologicos, que mostram o movimento dos planetas nas diferentes casas astrológicas. 

Mas, afinal, como ler mapa astral? 

Foto: Reprodução
Ao aprender como ler mapa astral, possível ter uma série de interpretações de acordo com as posições dos planetas

O que você precisa saber para aprender a ler o seu mapa são: dia, mês, ano, hora e local de nascimento. Existem sites que fazem o mapa de forma gratuita ao inserir essas informações, como o Astrolink, Personare e Somos Todos Um, por exemplo — em alguns casos é preciso calcular se o horário de verão estava ativo no dia que você nasceu. 

O resultado do mapa vai indicar as posições dos planetas em determinadas casas astrológicas, sendo que cada casa representa os diferentes aspectos da vida e tem seu próprio significado. Assim, existem alguns astros e posições determinantes para a interpretação; são eles: 

Sol, ascendente, Lua e meio do céu

O dia e mês do nascimento define o seu Sol e, como a astróloga define, é a sua personalidade e a sua essência. Alguns traços das qualidades do seu signo solar podem se expressar com mais ou menos intensidade, dependendo das posições dos outros astros. Descubra o seu signo abaixo: 



Já o horário que você nasceu define o ascendente, como é possível descobrir  nesta matéria  . No geral, é o responsável pela primeira impressão que outras pessoas têm de você, ou seja, como você se expressa diante das situações. Junto às características do signo solar, o ascendente ajuda a definir melhor a sua personalidade. 

A Lua, por sua vez, já é definida pela posição no mapa. Segundo Paula, ela é o seu aspecto emocional construído desde a infância até a vida adulta. É a partir das características do signo lunar que você vai saber como lidar com outras pessoas, por exemplo. 

O meio do céu é início da Casa 10 no mapa astral. É importante saber sobre ele porque o signo que temos nessa casa fala sobre os seus talentos e como você é visto socialmente, a fama e status pessoal, ou seja, como você se coloca no mundo. 

Significados dos planetas e suas posições na astrologia 

Antes de entender o que são as casas astrológicas, é preciso entender o que cada um dos planetas significam para, então, compreender como a posição deles influencia na sua vida.



Você viu?

Veja quais são os símbolos de cada planetas e observe como eles estão distribuídos no seu mapa. "A distribuição dos planetas em signos diferentes e o relacionamento dos planetas entre si mostram como as energias interagem e se manifestam, e em que áreas (casas astrológicas) elas são mais importantes", diz Paula.

O que as casas astrológicas representam? 

Foto: Reprodução
Cada casa astrológica representa um aspecto da vida e, por isso, é importante saber isso ao aprender como ler mapa astral

Um mapa é constituído por 12 signos, divididos em 12 partes iguais — que são as 12 casas astrológicas. A sucessão das casas é definida pelo ascendente, sendo que casa 1 começa a ser contada a partir dele e as próximas casas no sentido anti-horário da primeira. 

Apesar do número de casas e astros serem fixos, são as suas informações de nascimento que vão determinar as posições desses astros nas casas. Por isso, cada mapa astral é um registro único. Veja que aspecto vida cada casa representa: 

Casa 1: personalidade, identidade, autoimagem e simboliza coragem e ação

Casa 2: posses, valores e aspectos materiais

Casa 3: comunicação, relação com irmãos e familiares, conhecimento e intelecto

Casa 4: família, raízes e origens

Casa 5: amor, prazer, diversão, criatividade e individualidade

Casa 6: trabalho e saúde

Casa 7: relacionamentos amorosos, parcerias pessoais e associações comerciais

Casa 8: heranças, relação com posses, transformação, autocrítica e reciclagem

Casa 9: ideais, viagens, estudos (mais relacionados a ensino superior)

Casa 10: reconhecimento, vida pública, habilidades e responsabilidades do indivíduo em geral

Casa 11: amigos, inovação, planos e novidades

Casa 12: bloqueios, medos, inconsciente, fé e espiritualidade

Segundo Paula, algumas posições e planetas e casas se destacam mais e as casas se destacam mais, já que há menos planetas do que casas. "Na maioria das vezes, são as áreas mais importantes na vida da pessoa. De acordo com a distribuição dos planetas e a relação entre eles, é possível ver se algumas áreas da vida são mais harmônicas", diz. 

A profissional também destaca que é importante ter a noção que aprender como ler mapa astral é uma forma de  apontar tendências , mas não são determinam sua vida ou personalidade. Afinal, é possível ter uma série de interpretações de acordo com cada influência.