Melhor não: confira 5 fantasias de carnaval que nem deveriam ser fantasias
Todo mundo quer arrasar no look de carnaval, mas melhor do que lacrar, é aproveitar a folia com a consciência tranquila; entenda por que algumas fantasias podem ser ofensivas e inspire-se em ideias que serão tendência
Por iG Delas |
O carnaval está aí! Já pode tirar do armário aquela roupa brilhante, a peruca colorida, o confete e todo glitter que você tem guardado desde o ano passado. A festa mais colorida do Brasil merece uma produção especial, e é por isso que as fantasias de carnaval fazem muito sucesso em qualquer tipo de comemoração - seja na rua ou em bailes fechados.
Leia também: 6 ideias de fantasia de carnaval para fazer com o que você tem em casa
O problema é que muita gente tem errado a mão quando resolve escolher o que vestir. Pode parecer inofensiva em um primeiro momento, mas algumas fantasias de carnaval consideradas “clássicas” são muito mais desrespeitosas do que divertidas.
E não adianta torcer o nariz e desdenhar da onda “politicamente correta”, com a desculpa de que “tudo está ficando muito chato”. O ano é 2019 e já passou da hora de você pensar melhor e corrigir as atitudes que podem ofender, não é mesmo?
Fique tranquila que a ideia não é estragar a festa de ninguém. Aliás, é por isso que separamos alguns alertas que podem te ajudar a evitar se fantasiar de algo que tenha uma conotação racista, machista, xenofóbica ou de apropriação cultural. Afinal, melhor do que aproveitar o carnaval 2019 arrasando no look é cair na folia de consciência tranquila.
5 fantasias de carnaval que não deveriam ser fantasias
Confira a lista com algumas dicas do que não vestir no carnaval para aproveitar a festa sem dor de cabeça (e sem passar vergonha também!).
1. Enfermeira, aeromoça, salva-vidas sexy
Ao usar uma fantasia de enfermeira sexy, por exemplo, você reforça o estereótipo e hipersexualização de uma profissão que não ganha essa mesma conotação quando é exercida por um homem.
Essa reflexão vale para qualquer que seja a profissão, ou até mesmo posição social, que sexualiza a mulher. Colocar uma figura feminina em um papel sensual acaba objetificando a mulher, o que vai na contramão de toda a discussão sobre seus direitos e luta contra o machismo.
2. Índia
Não, essa não é uma homenagem. Por mais que você ache “lindo” as pinturas, penas e saias usadas pelas índias, sair fantasiada assim no carnaval pode ser bastante ofensivo para a comunidade indígena.
Isso porque a imagem que geralmente é “vendida” é aquela de um índio folclórico, que não representa toda a cultura - mais uma vez reforçando estereótipos - e acaba discriminando a raça, tão marginalizada em nosso País.
Sem contar a hipersexualização da mulher indígena, que já sofre silenciada, de acordo com altas taxas de estupro e violência doméstica, e questões relacionadas ao genocídio, perda de terras para o homem branco e o governo, preconceito religioso - tudo colabora para que o tema seja ainda mais delicado. Talvez seja melhor deixar o cocar e o chocalho de lado.
3. “Nega Maluca”
Racismo, apropriação cultural, estereótipos, hipersexualização da mulher… são tantos erros nessa “fantasia”, que fica difícil saber por onde começar. O primeiro passo é reconhecer que fazer black face - quando uma pessoa branca se pinta de preto para fazer uma sátira de pessoas negras - é racismo e, só por isso, já deveria ser banida da sua lista de fantasias para esse carnaval.
Além do mais, pense você, quão ofensivo é ser “representada” com as características como boca, nariz, seios e nádegas avantajadas de propósito, ridicularizando a figura feminina. O pretexto de “brincadeira” usado para suavizar esse tipo de preconceito apenas reforça e legitima situações racistas, de assédio e violência sexual presentes no contexto social vivido por mulheres negras. Sem desculpas: nada de “Nega Maluca” nesse carnaval - e em todos os próximos!
Ah! Vale lembrar que a restrição também serve para o caso de você querer usar apenas a peruca de cabelos crespos no estilo black power, pintar a pele ou imitar alguma personalidade conhecida que seja negra.
4. Indiana, japonesa, muçulmana
Respeitar a cultura dos outros é bom e a gente também gosta. Já imaginou cruzar com uma gringa em pleno bloquinho, vestindo a camisa do Brasil, com um copo de caipirinha na mão e um pandeiro na outra?
Para algumas pessoas, isso poderia ser ofensivo, pelo simples fato de alguém de outra cultura se apropriar de elementos do povo brasileiro, resumindo-a em algo tão simplório e estereotipado.
Você viu?
Além disso, é preciso ter cuidado para não ridicularizar as religiões de alguns povos, como no caso de muçulmanos e indianos. Na dúvida, melhor evitar.
5. Iemanjá, freira ou qualquer outra entidade religiosa
Falando em religião, que tal deixar as fantasias longe desse tipo de “inspiração”? Iemanjá, Exú, Jesus, freiras, padres... vestir-se como qualquer um desses exemplos pode desagradar fiéis de diversos credos. O desrespeito é ainda maior quando se trata de religiões de origem africanas, como o Candomblé e Umbanda, marginalizadas de tantas formas durante o ano todo.
Além dessas, há outras fantasias que talvez seja melhor evitar. Antes de sair por aí vestida de alguma figura que possa carregar preconceitos, pare e pense: “Será que estou desrespeitando alguma cultura ou alguém?”. Na dúvida, melhor evitar.
Leia também: Amor de carnaval sobe a serra? Veja dicas de como ter sucesso nessa missão
5 inspirações para você curtir o carnaval sem culpa
Calma. Se você teve a sua fantasia “barrada”, não precisa desistir de aproveitar o carnaval só por conta disso. Separamos uma lista de ideias que você pode usar sem medo de ser feliz e, o mais importante, sem desagradar ninguém.
1. Girassol
Tido como o favorito entre os looks que mais vão bombar nesse carnaval, a busca por referências de fantasia de girassol no Pinterest aumentou 472% em relação ao ano passado. Além de seguir a tendência, a caracterização é alegre, divertida e honra a proposta da brincadeira, já que é realmente uma fantasia - ou você já viu alguma flor andando por aí?
Com as principais cores sendo amarelo e preto, ela chama bastante atenção e pode ser customizada da maneira que você preferir. Aposte em flores artificiais espalhadas pelas peças, uma tiara, muito glitter e pronto! Com pouco investimento e criatividade você consegue sair pelas ruas irradiando felicidade.
2. Sol e Lua
E se você quer curtir a festa em uma pegada mística, mas sem perder o glamour, pode apostar no brilho dourado e prata e escolher entre o astro ou satélite. O Sol representa luz, vitalidade, poder, realeza e força. Já a Lua simboliza as fases da vida, os ritmos biológicos, feminilidade, sonhos e reflexão. As duas opções também prometem fazer muito sucesso neste carnaval e são bem simples de fazer em casa.
Basta uma peça dourada ou prata (pode ser um shorts, body, cropped ou saia), uma tiara (que pode ser feita com folhas em EVA brilhante e arame, basicamente), muito glitter no corpo todo e está pronta para arrasar!
3. Sereia
Esse já foi um grande hit do carnaval 2017 e 2018, mas não deve sair de moda tão cedo. Afinal, como desapegar das conchas e das cores que compõem o look das sereias? A imaginação não tem limites quando se fala nessa fantasia.
Com referências marítimas, a sereia é uma divindade feminina que está associada a beleza, encanto e sensualidade. Um exemplo perfeito para você que quer fazer bonito na paquera, mas não quer deixar a diversão de lado.
4. Mulher Maravilha, Mulher Gato, Malévola, Viúva Negra…
"Você quer poder, @?" Quer fantasia mais poderosa do que as que se referem à heroínas de filmes e quadrinhos? Para mostrar a força feminina, você pode se inspirar em na sua personagem preferida e reproduzir um look semelhante.
O legal é que as opções são inúmeras e, se você quiser, ainda dá para combinar com amigos ou amigas e ir todo mundo fantasiado de algum herói, heroína, vilão ou vilã.
5. Unicórnio
Não adianta que, assim como as sereias, os unicórnios continuam fazendo sucesso no carnaval! A ideia aqui é tentar inovar na customização. Fazer algo diferente do clássico “body/top/blusinha e saia de tule” pode ajudar a se destacar. Mas, se você não tiver problema com isso, é só investir em tons suaves de azul, lilás, rosa, amarelo e verde, mergulhar no glitter, usar a famosa tiara de chifinho e partir para os bloquinhos.
Leia também: Faça 2 receitas de esfoliante caseiro e livre-se de todo glitter do carnaval
Os unicórnios são criaturas da mitologia, que costumam aparecer em lendas e fábulas. Símbolo de magia e encanto, apostar em fantasias de carnaval inspiradas nessa figura pode te ajudar a passar suavidade e delicadeza, sem perder o charme. Não tem erro e, o melhor de tudo, não tem ofensa, só amor!