Quebrando padrões: 5 vezes que modelos plus size recriaram fotos de famosas

Nesta semana, a influenciadora Tabria Majors reproduziu uma imagem de Kim Kardashian no Instagram e deu aula de empoderamento; relembre outros momentos que mulheres gordas falaram de positividade corporal

Na quarta-feira (28), a modelo plus size Tabria Majors compartilhou em sua página no Instagram uma foto inspirada em uma imagem famosa de Kim Kardashian e “quebrou a internet”. A publicação, que já tem mais de 90 mil curtidas e 1.500 comentários, é uma reprodução do icônico ensaio da socialite nua, em um deserto na Califórnia, nos Estados Unidos, em 2015.

Foto: Reprodução/Instagram
Tabria Majors, modelo plus size, reproduziu foto da socialite e recebeu milhares de elogios de seus seguidores nas redes sociais

Ao recriar a produção, Tabria também aparece nua, com faixas brancas pintadas pelo corpo, assim como Kim no clique de três anos atrás. Na legenda, a modelo plus size falou sobre seu receio de publicar a foto, mas que ficou feliz com a repercussão.

“Essa foto foi a minha favorita do ensaio de Kim Kardashian e eu sempre quis recriá-la. Eu estava tão hesitante em postar, mas acabou sendo melhor que o esperado!”, escreveu.

Foto: Reprodução/Instagram
Modelo plus size recria foto de Kim Kardashian em ensaio nu, no deserto da Califórnia, EUA, em 2015

Os fãs da modelo adoraram o resultado. “Lenda”, escreveu um usuário. “Está maravilhosa!”, escreveu outro. “A beleza do corpo dela é a essência de sua alma”, filosofou um.

Essa não foi a primeira vez que uma mulher gorda recriou ensaios de famosas. Muitas vezes, outras influenciadoras usaram as redes sociais para mostrar fotos semelhantes às de celebridades para passar uma imagem sobre positividade corporal (“body positive”, no termo em inglês) e criticar como os padrões dos corpos são universalmente perpetuados pela indústria da moda. Confira outros quatro exemplos que deram o que falar:

Modelos plus size também podem ser angel

Foto: Instagram/tabriamajors/Reprodução
Tabria Majors é modelo plus size e também faz sucesso com suas fotos nas redes sociais

Gisele Bündchen, Adriana Lima, Alessandra Ambrosio e Lily Aldridge. Além todas serem ou já terem sido angels da marca de lingerie Victoria’s Secret, estas mesmas mulheres têm outras características em comum: são altas e super magras e definidas. Mas será que este é único padrão que qualifica alguém como angel? Antes de refazer o ensaio de Kim, Tabria já havia mostrado ao mundo que esse estereótipo é ultrapassado.

Em sua conta no Instagram, ela já havia reproduzido, no ano passado, fotos de catálogos da Victoria’s Secret e mostrando que fica tão bem nas peças da marca quanto qualquer outra mulher magra e definida. “Talvez eu seja uma angel este ano no Halloween, já que não está acontecendo na vida real”, escreveu Tabria, na época.

Ela reproduziu três fotos de campanhas da marca de lingerie e as colocou lado a lado com as imagens e modelos originais. Na primeira, ela aparece com uma peça vinho e, diferentemente da foto original, não veste uma blusa preta para cobrir a parte de cima do corpo.

Já as outras duas reproduções da modelo são quase exatas às originais. Na segunda, Tabria usa uma calcinha e um sutiã estampados, já na terceira, usa uma peça única com transparência na cor preto. Apesar de muitos usuários apontarem que a plus size ficou melhor nas fotos do que as modelos originais, o objetivo de Tabria não era competir com essas mulheres, mas sim apontar a falta de representatividade nas campanhas da marca.

Kardashians versão diversidade

Foto: Reprodução/Instagram/@denisemmercedes
Tammy B., Diana Sirokai, Daisy Christina e Denise Mercedes, todas plus size, recriaram a foto para promover a diversidade

Em janeiro deste ano, um  ensaio das cinco irmãs Kardashian-Jenner para uma campanha publicitária viralizou logo depois de ser publicada nas redes sociais com a frase "Our Family" — nossa família, em português.

Foi então que Denise Mercedes, Diana Sirokai, Daisy Christina e Tammy B, todas modelos gordas, resolveram compartilhar um novo ensaio nas redes, dessa vez com a "hashtag" #OurBodies — traduzido para o português como "Nossos Corpos". O grupo posou para a foto com um conjunto de roupas íntimas da mesma marca que as irmãs Kardashian.

"Nós também merecemos nos sentir sexy usando sutiã e calcinha", escreve Diana no Instagram. "Todos os corpos são lindos", complementa Denise. Elas também agradecem à Kim, Khlóe, Kourtney, Kendall e Kylie pela inspiração e afirmam que "elas estão incríveis" no ensaio.

Foto: Reprodução/Instagram
As irmãs Kardashian posaram para ensaio fotográfico publicitário, que foi recriado pelas modelos plus size

Além de mostrar que os corpos das mulheres têm diferentes formas e tamanhos, as modelos quiseram abrir um debate sobre roupas em tamanhos maiores, ou os "plus sizes", já que não são todas as lojas que oferecem essas opções. "As lojas não têm tamanhos 'plus size'. Apenas roupas extra grande com um elástico bom", desabafa Denise.

As publicações renderam à cada uma das modelos milhares de curtidas e comentários positivos. "Esse é o melhor ensaio para recriar. É o momento de fazer todas as mulheres se sentirem bonitas. Todos os corpos são lindos. As marcas precisam entender isso", escreveu uma internauta.

"Como uma modelo do meu tamanho ficaria nessa foto?"

Foto: Reprodução/Instagram
A ideia da modelo plus size era mostrar a diversidade de corpos que existem na indústria da moda

Diana Sirokai foi outra modelo plus-size que recriou um ensaio fotográfico feito incialmente por uma famosa. As imagens de Gigi Hadid para uma campanha publicitária foram remontadas por Sirokai e compartilhado com seus mais de 540 mil seguidores.

Usando apenas um par de botas, mas sem nenhuma peça de roupa no corpo, Diana imita a pose de Gigi. "Eu só estava imaginando como uma modelo do meu tamanho ficaria nessa foto", escreve a modelo plus size na legenda da foto publicada em sua conta no Instagram. Ela colocou as duas imagens lado a lado em uma comparação. A foto foi tirada pela fotógrafa Karizza e recebeu mais de 22 mil curtidas.

Padrão inalcançável

Foto: Reprodução/Instagram
Katie não tem vergonha em ser plus size e mostra autoconfiança ao reproduzir looks de celebridades

Seja nas capas de revista e desfilando pelas passarelas, modelos e atrizes magérrimas são vistas e fotografadas, perpetuando a crença do "corpo perfeito" e criando um estereótipo quase inalcançável. Nas lojas também não é tão fácil encontrar roupas que fiquem boas tanto nas mulheres que usam tamanho 36, como nas que usam 48. Porém, a blogueira plus size Katie Sturino está tentando acabar com esse padrão .

Além de blogueira, Katie é publicitária de moda e autora do site "The 12ish" e, a partir de postagens no Instagram, decidiu mostrar que moda e autoestima podem andar de mãos dadas, especialmente se você tiver curvas ou vestir roupas plus size . O nome do site é uma referência ao tamanho 12 do manequim dos Estados Unidos, o que no Brasil é equivalente ao número 46.

Nas fotos, a modelo plus size faz uma composição de peças semelhantes a roupas usadas por celebridades hollywoodianas e compara as fotos, adaptando-as para a forma que ela se sente mais confortável e provando que sim, é possível estar na moda sem obrigatoriamente ter um corpo de modelo.