Palestrante com braço direito amputado ensina mulheres a se aceitarem como são

A palestrante motivacional Kareemi perdeu o braço direito em um acidente de trânsito há sete anos. Hoje, ela inspira mulheres com sua história de vida

"O meu momento de luto foi muito rápido. Tive de me reencontrar, me readaptar e fazer a minha vida realmente valer a pena". O emocionante depoimento é da palestrante motivacional Kareemi , de 36 anos. Depois de viver um dos momentos mais difíceis de sua vida, há quase sete anos, ela redescobriu a forma de ver a vida e passou a inspirar outras mulheres com sua história.

Leia também: Mulher com eczema usa maquiagem para promover autoaceitação

Foto: Nato Canto
Após amputação, a palestrante Kareemi redescobriu seu corpo e passou a inspirar outras mulheres com sua história



Em 28 de dezembro de 2011, a palestrante estava indo comemorar o Réveillon em Florianópolis, em Santa Catarina. Entretanto, seus planos não se realizaram como o esperado. Durante a viagem, o ônibus de dois andares no qual estava tombou em uma curva e, como consequência do acidente, a moça teve o braço direito amputado na hora, o couro cabeludo arrancado e lesões em outras partes do corpo.

Foram 11 dias hospitalizada, sendo mais da metade deles em coma. Naquele momento, após retomar a consciência, Kareemi sabia que não poderia ter seu membro de volta e agradeceu por estar viva. A aceitação da nova estrutura corporal se desenvolveu de forma natural e, segundo ela, tem um lado positivo. “Transformou tudo e para muito melhor. Eu não trocaria a vida que eu tenho hoje para ter o braço direito de volta”, afirma.

Leia também: Mulher mostra como ter orgulho do corpo após 22 anos odiando o peso 

O processo de recuperação, por sua vez, foi desenvolvido ao longo do tempo. Ela era destra e, dessa forma, precisou desenvolver as habilidades do seu braço esquerdo para voltar a escrever e realizar outras atividades do dia a dia, como, por exemplo, pegar um copo de água.  “Precisei reaprender a me equilibrar e tive que me readaptar até para dormir. Tudo mudou na minha vida”, relata.

Palestrante inspira outras mulheres com sua história

Foto: Beth Kress
Kareemi é autora do livro 'Viva com leveza', lançado pela editora Gente; obra ensina a liberta-se do estresse, da ansiedade e da insegurança

Antes do acidente, a palestrante não prestava atenção nas capacidades, potenciais e poder de regeneração do próprio corpo. Depois de ter o braço amputado, porém, ela passou a ter mais consciência corporal, destacando que as pessoas devem se aceitar como são, sem que mudanças físicas sejam necessárias.

A autoaceitação de Kareemi foi fundamental para entender a si mesma e também para ajudar outras mulheres que estão perdidas e até doentes, conforme ela explica, devido aos modelos de beleza impostos como ideais pela sociedade.

Para isso, ela trabalha com um método que permeia a base da vida de toda mulher, conhecido como os três "A's": amor próprio, autoestima e autoconfiança. "Essas três palavras transformam a vida de qualquer pessoa. Hoje, principalmente, nós, mulheres , somos comparadas com modelos de beleza e de sucesso. E, por termos assumido tantos papéis nessa vida moderna, estamos praticamente sem nenhum desses três A’s”, explica.

Leia também: Americana faz relato inspirador sobre amar seu corpo após sofrer bullying

De acordo com a palestrante , a técnica de aceitação auxilia a mulher a compreender e transformar dores e dificuldades em fatos mais simples e leves. "Com os três A's, a mulher é capaz de compreender que ela precisa aceitar como ela é, que a beleza vem de você se gostar, de você se valorizar, e isso transborda de dentro para fora. Quanto antes nos conectarmos com nós mesmas, mais rápido estaremos construindo e fortalecendo o nosso amor próprio, autoestima e autoconfiança".