"Boca Rosa" admite lipoaspiração: como isso afeta os seguidores?

A crítica é pelo fato que ela sempre disse aos seguidores que havia mudado o corpo só com exercícios e dieta, sem nunca mencionar a cirurgia

Entre as polêmicas mais recentes das redes sociais há uma que envolve o nome de Bianca Andrade, conhecida por comandar o canal de YouTube "Boca Rosa". A moça havia afirmado em várias ocasiões que emagreceu pelo menos 12 quilos através de exercícios e reeducação alimentar. Mas parece que a história não termina por aí, já que um vídeo em que ela assume ter feito lipoaspiração foi divulgado na web e deu o que falar entre os internautas. 

Leia também: Blogueira reage à comentários negativos contra seu corpo de forma incrível

Bianca Andrade é mais conhecida nas redes sociais como Boca Rosa e tem quase 6 milhões de seguidores no Instagram
Foto: Reprodução/Instagram
Bianca Andrade é mais conhecida nas redes sociais como Boca Rosa e tem quase 6 milhões de seguidores no Instagram

A gravação aconteceu nos bastidores do programa "The Bate Boca", apresentado por Léo Dias e Bruno Chateaubriand. "Boca Rosa"  e sua mãe conversam sobre o que falar se peguntarem sobre a lipo e Bruno interrompe a blogueira para avisar que eles estão ao vivo no Facebook. Depois disso, a influenciadora digital, que tem quase 6 milhões de seguidores no Instagram, além de milhares de visualizações em vídeos no Youtube, teve que dar uma explicação. 

Nos stories do Instagram, Bianca justificou que guardou segredo por nunca falar de sua vida privada e explicou o caso: “Eu fiz a lipo junto com [a cirurgia do] silicone, que na verdade era [para tirar] uma gordurinha localizada que eu tinha embaixo do peito e que eu voltei a ter após a cirurgia, ou seja, a lipo não adiantou de nada." Ela chama o procedimento de "lipo de reparo".

Ela ainda comentou sobre os boatos de que teria emagrecido somente com a lipo, dizendo que a principal etapa para conseguir perder peso foi quando começou a fazer dieta com alimentos naturais, o que chama de “comidas da terra”. “A comida da terra aconteceu na minha vida tem uns quatro ou cinco meses. A lipo foi em janeiro", analisou.

Leia também: 10 perfis no Instagram que comprovam que você não precisa seguir um padrão



Redes sociais 

Após o caso, Bianca desativou os comentários das últimas postagens do Instagram, mas nada impediu que o vídeo virasse um dos assuntos mais comentados. Os usuários passaram a questionar principalmente a postura da influenciadora em divulgar um estilo de vida saudável para seus seguidores ao mesmo tempo que se submetia à uma intervenção cirúrgica.

A maioria dos internautas disse não ter "nada contra" a lipoaspiração em si, mas se mostrou preocupada com muitas fãs que tentaram seguir o exemplo de dieta da blogueira para perder peso, mas não obtiveram o mesmo resultado. Confira alguns dos comentários: 

Você viu?


Leia também: Blogueira plus size recria looks de celebridades para mostrar moda inclusiva

E você, leitor, como vê o comportamento de Bianca, a "Boca Rosa"?


Influência

Bianca Andrade foi apenas mais uma blogueira ou influenciadora digital a mostrar antes e depois e emagrecimento nas redes sociais. O risco é que muitos seguidores podem criar a falsa ideia de emagrecer e entrar em forma é algo simples e que acontece de maneira muito rápida. Ao não conseguirem corpos como os exibidos nas imagens, muitos podem se frustrar.

De acordo com o psicólogo Yuri Busin, diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental Equilíbrio (CASME), existe uma pressão enorme para a perfeição, e as celebridades tendem a reforçar essa imagem através das redes sociais. Entretanto, é preciso lembrar que ninguém é perfeito.

"As pessoas criam uma falsa expectativa, porque existe um processo para emagrecer e que deve ser acompanhado por um profissional. Seguir um tipo de dieta que sai na internet, por exemplo, pode gerar consequências negativas para sua vida e saúde", diz. "Quando você está em uma rede social, acaba postando aquilo que é conveniente, da mesma forma que uma blogueira. Aquela postagem é uma escolha, não é vida real."

Além disso, o especialista diz que a frustração é uma consequência de não conseguir obter esses resultados. "Nas redes sociais a gente usa um filtro, como uma fórmula mágica, buscando sempre pela aprovação do outro, e a imagem corporal que é passada nas redes sociais pressionam as pessoas a quererem aquele resultado."

Oswaldo M. Rodrigues Jr., do Inpasex (Instituto Paulista de Sexualidade), concorda que os processos de emagrecimento são uma percepção de exigência em nossa cultura, mas o que pode funcionar para uma pessoa, às vezes não é certo para outra. "As pessoas que tentam estes métodos o fazem através de fantasias de superação do que consideram problemas, desde que cheguem ao que desejam."

O profissional explica que encobrir a realidade para passar uma imagem de sucesso naquilo que todos tem grandes dificuldades pode ser irresponsável se você é um exemplo pra outras pessoas.  "Adolescentes, mais do que adultos, seguem o que assistem e percebem pelas mídias, seja a TV, as mídias sociais ou contatos pela internet e, por isso, acreditam no que veem e se esforçarão além do possível para chegar aos padrões que 'sabem' ser verdadeiros."

Bianca Andrade, a "Boca Rosa", ainda não se posicionou sobre o assunto, mas como falam os especialistas, é preciso cuidado de ambas as partes, tanto da figura pública, que é seguida por milhares e até milhões nas redes sociais, quanto dos seguidores.