"Sinto que posso ser eu mesma": modelo com alopecia diz como aceitar condição

Sueca Therese Hansson diz se arrepender de não ter aceitado careca antes

Na maioria das vezes, ter uma condição de saúde que causa mudanças na aparência física não é fácil e pode causar problemas de autoconfiança e aceitação . Foi assim com a jovem sueca Therese Hansson, de 26 anos, diagnosticada com alopecia ainda na adolescencia. Por mais incrível que possa parecer, hoje ela trabalha como modelo.

Leia também: Jovem com alopecia posta selfies sem peruca e se torna inspiração na web

Therese Hansson foi diagnosticada com alopecia aos 14 anos de idade
Foto: Reprodução/Instagram
Therese Hansson foi diagnosticada com alopecia aos 14 anos de idade



Therese é da cidade de Malmo, na Suécia, e começou a perder o cabelo quando tinha apenas 14 anos de idade. Ao jornal britânico "Daily Mail", a jovem infomou que, na época, desconhecia os sintomas da alopecia e ficou preocupada ao imaginar que poderia estar com câncer.

Você viu?

"Eu percebi primeiro [a queda de cabelo] quando estava no espelho, tentando fazer um rabo de cavalo, e vi uma pequena parte perto da minha testa sem cabelos. Estava preocupada com o fato de ser câncer, pois normalmente é a primeira coisa que você pensa quando vê a perda de cabelo, mas soube depois que isso só acontece após a quimioterapia."

Feito o diagnóstico, Therese contou sobre a condição médica apenas para os amigos e membros da família mais próximos, enquanto, para as outras pessoas, ela tentava manter como um segredo, principalmente com o uso de perucas. Hoje, a jovem admite que se tornou "boa em esconder isso."

Leia também: Jovem com alopecia faz ensaio fotográfico incrível para formatura

No entanto, quando ficou mais velha, a jovem aprendeu a abraçar a aparência estética e a condição com a ajuda de uma amiga.  Hoje em dia, ela se sente tão confortável em sair em público sem a peruca, que conseguiu um emprego como modelo . "Agora, eu sinto que posso ser eu mesma e que não preciso esconder isso. Sair em público com a minha alopecia é algo que me arrependo de não ter feito mais cedo, mas acho que não estava preparado antes."

Leia também: Blogueira reage à comentários negativos contra seu corpo de forma incrível

Inspiração

Em um movimento de autoaceitação, Therese dá conselhos à outras pessoas com alopecia. A modelo fala, principalmente, sobre como é importante não se esconder nesses casos e mostrar a verdadeira beleza apesar da aparência. "Isso [se esconder] só fará com que você se sinta pior. Um grande peso vai deixar seu corpo e você vai se sentir aliviada se puder ser apenas você mesma. Qualquer pessoa que não a aceite não é alguém que você precisa na sua vida de qualquer maneira."