Tamanho do texto

Mulheres estão enchendo a rede de comentários após matéria sobre Marcela Temer na "Veja", na qual a revista classifica a muher do vice-presidente Michel Temer como "bela, recatada e do lar"; afinal, qual o problema de fazer as próprias escolhas?

Marcela Temer, mulher do vice-presidente Michel Temer
Divulgação
Marcela Temer, mulher do vice-presidente Michel Temer


Assunto que chegou aos trending topics do Twitter e está em quase todas as timelines desta quarta-feira (20), a reportagem da revista 'Veja" sobre Marcela Temer gera polêmica e, diante do atual cenário político de polarização, muito falatório nas redes. Em geral, mulheres estão disparando comentários e piadas sobre o estilo de vida da mulher do vice-presidente Michel Temer após a publicação classificá-la como "bela, recatada e do lar".

Julgamentos

Se você ou nenhum amigo compartilhou ou comentou sobre o assunto ainda, isso pode acontecer em breve. Algumas publicações mostram a indignação de muitas que seguem a vida lutando para defenderem seus direitos, uma carreira sólida, reconhecimento e respeito. Outras simplesmente julgam a opção de Marcela, que, na reportagem, em nenhum momento se coloca como exemplo a ser seguido; apenas apresenta como vive com sua escolha. 


HAHAHA #belarecatadaedolar #marcelatemer #boatarde

A photo posted by @fe.sv on











Do lar... Do bar...etc #belarecatadaedolar #borazuar #porquesoudessas #naodaquelas #boatarde

A photo posted by Tássia Bruna Miranda (@tassiabruna) on


#belarecatadaedolar #boaesposa #boamãe #esposaperfeita #vouvomitar #voltodaquiapouco Em abril de 2016, digo, em maio de 1955, a revista VEJA ( perdão, a Housekeeping Monthly) publicou “o guia da boa esposa”: 1. Tenha o jantar sempre pronto. Planeje com antecedência. Esta é uma maneira de deixá-lo saber que se importa com ele e com sua necessidades. 2. A maioria dos homens estão com fome quando chegam em casa, e esperam por uma boa refeição (especialmente se for seu prato favorito), faz parte da recepção calorosa. 3. Separe 15 minutos para descansar, assim você estará revigorada quando ele chegar. Retoque a maquiagem, ponha uma fita no cabelo e pareça animada. 4. Seja amável e interessante para ele. Seu dia foi chato e pode precisar que o anime e é uma das suas funções fazer isso. 5. Coloque tudo em ordem. Dê uma volta pela parte principal da casa antes do seu marido chegar. Junte os livros escolares, brinquedos, papel, e em seguida, passe um pano sobre as mesas. 6. Durante os meses mais frios você deve preparar e acender uma fogueira para ele relaxar. Seu marido vai sentir que chegou a um lugar de descanso e refúgio. Afinal, providenciando seu conforto, você terá satisfação pessoal. 7. Dedique alguns minutos para lavar as mãos e os rostos das crianças 8. Minimize os ruídos. Quando ele chegar desligue a máquina de lavar, secadora ou vácuo. Incentive as crianças a ficarem quietas. 9. Seja feliz em vê-lo. O receba com um sorriso caloroso, mostre sinceridade e desejo em agradá-lo. Ouça-o. 10. Você pode ter uma dúzia de coisas a dizer para ele, mas sua chegada não é o momento. Deixe-o falar primeiro, lembre-se, os temas de conversa dele são mais importantes que os seus. 11. Nunca reclame se ele chegar tarde, sair pra jantar ou outros locais de entretenimento sem você. Em vez disso, tente compreender o seu mundo de tensão e pressão dele, e a necessidade de estar em casa e relaxar. 12. Seu objetivo: certificar-se de que sua casa é um lugar de paz, ordem e tranquilidade, onde seu marido pode se renovar em corpo e espírito. 13. Não o cumprimente com queixas e problemas. 14. Não reclame se ele se atrasar para o jantar ou passar a noite fora.

A photo posted by Raquel, Henrique e filhos 💜 (@fotodefamilia) on

Famosos também entraram na onda das redes e se manifestaram sobre a reportagem: Geisy Arruda e o ator e diretor Paulo Betti ironizaram os atributos. 


Bela,recatada e do lar!

A photo posted by Paulo Betti (@paulobetti) on

+ Monica Iozzi faz topless ironizando a manchete "bela, recatada e do lar"

+ Chamar Luciana Gimenez de destruidora de lares é machismo, dizem internautas

Reflexão: afinal, qual o problema em ser bela, recatada e do lar?

Há uma semana, a feminista e escritora Rosiska Darcy foi além e botou o dedo na ferida ao dizer: "Maioria das mulheres cuida de tudo com uma culpa danada e não tem tempo para si". A entrevista completa vale muito a pena, é exatamente sobre isso que as hashtags que circulam sobre Marcela Temer falam. Rosiska, vai além: "A causa mais urgente do feminismo é que cada mulher decida o que quer da sua vida; e isso não será igual de uma mulher para outra. É o direito de você ser senhora do seu destino".

+ Maioria das mulheres cuida de tudo com uma culpa danada e não tem tempo para si

A causa mais urgente do feminismo é que cada mulher decida o que quer da sua vida; e isso não será igual de uma mulher para outra. É o direito de você ser senhora do seu destino"

Há um ano, às vésperas do Dia das Mães, o Delas conversou com mulheres que escolheram ficar em casa e cuidar da família. Apesar do senso comum de que ficar em casa é um privilégio, a matéria mostra que a rotina também requer sacrifícios e comprometimento.

Essa escolha é vista por muitos como um luxo, como se ficar em casa com as crianças não pedisse nenhum tipo de empenho por parte dessas mulheres. Madame, preguiçosa, desocupada e outros comentários preconceituosos fazem parte da rotina dessas mulheres, vindo de amigos e até mesmo de familiares.

#MinaRespeiteAsMinas

Recentemente, às vésperas do Dia da Mulher, muitas mulheres relataram ao Delas  suas escolhas. Na ocasião, criamos a #MinaRespeiteAsMinas exatamente porque acreditamos no respeito às escolhas de cada uma. 




    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.