Tamanho do texto

Após os comentários da atriz no Oscar repercutirem na internet, ela deu a volta por cima com humor. Transformar uma situação negativa em positiva pode ser um grande sucesso

Rir de si mesmo é a melhor saída? Durante a cerimônia Oscar, no domingo (28), Glória Pires foi uma das pessoas mais comentada das redes sociais e suas frases viraram estampas de camisetas . Mas ela não deixou o ocorrido abalar suas estruturas e resolveu opinar, escrevendo em seu blog pessoal, na quarta-feira (2), sobre sinceridade e como reagir a situações negativas.

Um dos Memes divulgados na Web durante a estreia de Glória Pires na trasmissão do Oscar
Reprodução/Twitter
Um dos Memes divulgados na Web durante a estreia de Glória Pires na trasmissão do Oscar



“Quem já passou por qualquer situação complicada e escolheu lidar com a verdade ao invés de esconder algo vai entender o que estou falando. Ser sincero, honesto e comunicar-se de forma transparente são virtudes que fazem toda a diferença no mundo em que vivemos e em nós mesmos. Nossa alma fica leve e isso se reflete no futuro e em tudo o que retorna para nós”, comenta a atriz.

Glória ainda fala no texto que é uma pessoa perfeccionista e a profissão escolhida a tornou bastante autocrítica, mas que no dia a dia é preciso aprender a lidar com as frustrações. “Em momentos como estes, precisamos ter calma e ser sinceros com a gente mesmo e isso pode ser mais difícil do que parece. A sinceridade exige que sejamos corajosos para enfrentar seja lá o que for, dentro de nós ou diante do mundo. Com a maturidade eu aprendi a olhar com mais benevolência para meus defeitos e as coisas que não gosto em mim.”

Camisetas com as estampas das frases ditas pela atriz durante o Oscar, à venda no site pessoal
Divulgação
Camisetas com as estampas das frases ditas pela atriz durante o Oscar, à venda no site pessoal


Nem todo mundo consegue ter esse tipo de reação positiva diante de um contratempo. Segundo o psicólogo Alexandre Bez, uma crítica é recebida com humor ou agressividade, dependendo das estruturas mentais de acordo com a personalidade de cada um.

"Grande parte da população não gosta de ser criticada, mesmo que de forma construtiva, porque há uma busca por uma perfeição que não existe. Alguns fatores externos também podem influenciar nas reações, como dormir e acordar bem, alimentação, estresse e etc”, diz Bez.

O psicólogo comenta que saber lidar de forma positiva e bom humor é uma questão de autoestima e humildade. "Você tem que estar aberto a críticas negativas, absorver, e se permitir aprender. Isso é evolução. Isso é consciência pessoal."

Veja 3 dicas importantes de Alexandre Bez para melhorar o 'eu interior':

- Introduza o esporte ou qualquer outro tipo de atividade física dentro da rotina. Isso libera endorfina e energia psicológica, sendo mais eficaz que muitos remédios.

- Amigos são importantes. Eles elogiam e encorajam nossas conquistas.

- Tenha um hobby. Isso irá te impulsionar para novos desafios e aumentar a confiança