Perca a Novela foi conhecer o Museu Van Gogh, em Amsterdam, e descobriu essa e muitas outras curiosidades
Visitar o Museu Van Gogh, em Amsterdam, é mergulhar de cabeça na vida e obra desse artista. Nosso “mundinho” sai de lá muito maior do que entrou. O museu é muito organizado e bem distribuído, a exposição explica e mostra muito bem como Van Gogh chegou naquele estilo tão intenso e particular, cria paralelos com quadros de outros artistas que foram referência para ele, além de explicar questões pessoais, como por exemplo, o motivo dele ter feito tantos auto retratos (não foi excesso de ego e, sim, falta de dinheiro para contratar modelos, então usava seu próprio rosto para treinar).

Orelha de Van Gogh
Lá também explicam o famoso caso do corte da orelha: num momento de raiva, depois de uma briga com o amigo Paul Gauguin, Van Gogh cortou o lóbulo de sua orelha esquerda, e não ela toda, como muita gente acha.
Por trás de obras tão emocionantes, existiu um trabalho árduo. Ele se dedicava integralmente à arte, estudava as cores, traçava linhas guias para ajudar a captar o que via, etc. Foram diversas tentativas e erros, a evolução que ele teve com os anos fica clara ao passar por aquelas salas.
+ iG Turismo - dicas de pacotes de viagens e passeios turísticos
O que fez a visita a esse museu ser tão marcante foi o guia multimídia, que conta muitas histórias e mostra fotos na sua tela. E o legal é que ele pode ser ouvido em português do Brasil. Nele, existem duas opções de programação, a com os destaques, que dura em torno de 45 minutos, e a completa, que leva de 2 a 3 horas. Nós fizemos a completa e é nossa recomendação; perde-se muita coisa ouvindo apenas os destaques.
Existe uma programação especial para crianças (pena que só em inglês e holandês). Vimos muitos tours infantis nas 3 horas que passamos por lá, com um fantoche do Van Gogh que explicava as obras de forma lúdica, fazendo as crianças amarem tudo. É muito legal ver como a arte pode ser tão simples e acessível se explicada da maneira certa e como museus podem ser tão divertidos, fazendo parte da vida das pessoas desde cedo.
Dica importante
O museu é uma das principais atrações da cidade, a fila para comprar ingresso é longa mesmo no inverno. Nossa dica é: compre online o ingresso + guia multimídia e chegue cedo, quando o museu ainda não está tão lotado.
+ Quer ler mais aventuras do casal? Clique aqui

*O Perca a Novela é um trabalho conjunto do casal paulistano Julia Fraia (32) e Vinicius Bustamante (29).
Apaixonados por explorar a própria cidade, viajar e conhecer coisas novas, em abril de 2015 criaram um canal para compartilhar as dicas e as coisas interessantes que encontram! Agora, eles estão também aqui no iG Delas com seus vídeos e posts descontraídos, que instigam nossa vontade de sair da rotina e ir passear.