Tamanho do texto

Perca a Novela foi conhecer o Museu Van Gogh, em Amsterdam, e descobriu essa e muitas outras curiosidades

Visitar o Museu Van Gogh, em Amsterdam, é mergulhar de cabeça na vida e obra desse artista. Nosso “mundinho” sai de lá muito maior do que entrou. O museu é muito organizado e bem distribuído, a exposição explica e mostra muito bem como Van Gogh chegou naquele estilo tão intenso e particular, cria paralelos com quadros de outros artistas que foram referência para ele, além de explicar questões pessoais, como por exemplo, o motivo dele ter feito tantos auto retratos (não foi excesso de ego e, sim, falta de dinheiro para contratar modelos, então usava seu próprio rosto para treinar).

Vinicius e Julia conhecem o museu Van Gogh e as histórias que cercam a obra e a biografia do pintor
Perca a Novela /iG
Vinicius e Julia conhecem o museu Van Gogh e as histórias que cercam a obra e a biografia do pintor


Orelha de Van Gogh

Lá também explicam o famoso caso do corte da orelha: num momento de raiva, depois de uma briga com o amigo Paul Gauguin, Van Gogh cortou o lóbulo de sua orelha esquerda, e não ela toda, como muita gente acha.

Por trás de obras tão emocionantes, existiu um trabalho árduo. Ele se dedicava integralmente à arte, estudava as cores, traçava linhas guias para ajudar a captar o que via, etc. Foram diversas tentativas e erros, a evolução que ele teve com os anos fica clara ao passar por aquelas salas.

iG Turismo - dicas de pacotes de viagens e passeios turísticos

O que fez a visita a esse museu ser tão marcante foi o guia multimídia, que conta muitas histórias e mostra fotos na sua tela. E o legal é que ele pode ser ouvido em português do Brasil. Nele, existem duas opções de programação, a com os destaques, que dura em torno de 45 minutos, e a completa, que leva de 2 a 3 horas. Nós fizemos a completa e é nossa recomendação; perde-se muita coisa ouvindo apenas os destaques.

Existe uma programação especial para crianças (pena que só em inglês e holandês). Vimos muitos tours infantis nas 3 horas que passamos por lá, com um fantoche do Van Gogh que explicava as obras de forma lúdica, fazendo as crianças amarem tudo. É muito legal ver como a arte pode ser tão simples e acessível se explicada da maneira certa e como museus podem ser tão divertidos, fazendo parte da vida das pessoas desde cedo.

Dica importante

O museu é uma das principais atrações da cidade, a fila para comprar ingresso é longa mesmo no inverno. Nossa dica é: compre online o ingresso + guia multimídia e chegue cedo, quando o museu ainda não está tão lotado.


+ Quer ler mais aventuras do casal? Clique aqui

Vinicius e Julia
Perca a Novela /iG
Vinicius e Julia

*O Perca a Novela é um trabalho conjunto do casal paulistano Julia Fraia (32) e Vinicius Bustamante (29).

Apaixonados por explorar a própria cidade, viajar e conhecer coisas novas, em abril de 2015 criaram um canal para compartilhar as dicas e as coisas interessantes que encontram! Agora, eles estão também aqui no iG Delas com seus vídeos e posts descontraídos, que instigam nossa vontade de sair da rotina e ir passear.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.