Tamanho do texto

2016 promete ser o início de um tempo mais ameno e esse mês terá boas energias. Aproveite e viva o carnaval!

Este mês de fevereiro vai ser especial. Para começar, é bissexto, o que faz com que ele se sinta mais forte e mais importante do que os três fevereiros que vieram antes dele. É verdade que eles aconteceram em anos difíceis e 2016 está prometendo o início de um tempo mais ameno.

Veja as previsões diárias de todos os signos no  horóscopo do iG Delas

Como ainda temos de esperar até março para o ano astrológico começar, este dia 29 de fevereiro só vai fazer a gente precisar esperar um pouco mais. Mas só no nosso calendário. Os movimentos do céu não ligam muito para nossas convenções.

Aproveite o clima de carnaval
Getty Images / Buda Mendes
Aproveite o clima de carnaval


O importante é que tem carnaval, e logo na primeira semana. Um carnaval que começa sob a influência de configurações contraditórias. Por um lado, o poderoso Marte em Escorpião desafia o Sol em Aquário e estimula uma sensualidade agressiva que não se deixa tolher por preconceitos ou limites sociais.

De outro,há uma grande conjunção entre a Lua, Vênus, Mercúrio e Plutão no conservador  signo de Capricórnio, apoiada pela crítica implacável de Júpiter em Virgem. Difícil saber o que vai sair dessa briga entre o rochedo e o mar.  

Carvanal

Essa tensão atinge o ponto máximo no sábado. No domingo, a Lua vai socorrer o Sol em Aquário e, na segunda, formar uma Lua Nova libertária, desta vez apoiada por um alegre Urano em Áries. O clima vai ficar mais leve, com as pessoas mais abertas e dispostas a se encantar com tudo o que é novo e criativo.

A terça-feira de carnaval não podia ser mais romântica com a Lua em Peixes se encontrando com Netuno e suavizando o espírito bélico de Marte em Escorpião. A única preocupação fica por conta do poder dos signos de água, que gostam de provocar inundações tanto reais quanto simbólicas. Tomara que sejam simbólicas porque vão se estender até a quarta-feira de cinzas.

Racionalidade e calma

A partir daí, as coisas vão se acalmando e, no final da segunda semana do mês, começa a migração dos planetas rápidos para o signo de Aquário. Primeiro Mercúrio, no dia 13, e, depois, Vênus, no dia 17. Uma explosão de distanciamento e racionalidade bonita, mas que dura pouco. No dia 19, é a vez do Sol entrar no signo de Peixes e abrir a “estação das grandes águas”, que alivia o calor, amacia a terra e prepara os homens para um novo ciclo que só vai começar em Março, com o ano novo astrológico.

Reconciliações 

Até lá, o tempo é propício para todas as reconciliações, tanto com as pessoas e circunstâncias do mundo externo quanto com as culpas e arrependimentos que andaram machucando nosso coração.

O tempo mais adequado para tomarmos consciência dessa necessidade de paz e de atitudes fraternas vai chegar com a Lua Cheia, no dia 22.

Valor da simplicidade

Quando exibe essa luz suave e brilhante ao mesmo tempo, a Lua em Virgem exalta o valor das coisas simples e fala da importância do serviço, principalmente no momento em que o Sol em Peixes nos faz sentir “o sentimento do mundo” e perceber quanta coisa pode ser feita para aliviar o sofrimento das vítimas da nossa civilização tão selvagem quanto avançada em termos de conhecimento e tecnologia. Uma constatação impactante de que essas duas faces antagônicas podem pertencer a mesma moeda.

Essa energia compassiva da Lua Cheia vai iluminar o começo da última semana do mês, mas, como ele é mais curto que os outros, vai acabar durando exatamente o mesmo tempo que um ciclo completo da lua.

29 de fevereiro

Assim, o famoso 29 de fevereiro, que só acontece uma vez a cada quatro anos, vai ser emoldurado por um céu parecido com o de dia primeiro. Parecido, mas não igual. A mesma Lua em Escorpião estará em conjunção com Marte, mas, em vez de estar em choque com o Sol em Aquário, vai estar em perfeita harmonia com o doce Sol em Peixes, que vai ter seu poder multiplicado pelo regente desse signo e de todos os ideais: Netuno, o senhor da paz.

Quem sabe nesta hora, a força guerreira de Escorpião não vai estar a serviço da luta por um mundo melhor? Não dá para dizer o que vai acontecer no mundo, mas dá, com certeza, para dizer que no final do mês vai ser muito mais possível olhar a vida com esperança.

Viva o Carnaval!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.