Tamanho do texto

Sha Yo criou o conjunto de refeição "Eatwell" projetado para facilitar a alimentação de portadores de Alzheimer; peça venceu o Stanford Design Challenge

O Alzheimer é uma enfermidade incurável que atinge cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo, de acordo com a OMS. A doença é a principal causa de demência e afeta o funcionamento do cérebro de modo lento e progressivo, comprometendo suas funções. 

Quando a avó de Sha Yo foi diagnosticada com Alzheimer, a designer se tornou voluntária em centros de cuidados para idosos para entender melhor as necessidades da doença e poder ajudar de alguma forma. "Quando a via sofrer, tinha vontade de ajudá-la a ter uma qualidade de vida melhor".

Sha Yo e a avó
Reprodução
Sha Yo e a avó


O 'Eatwell' possui uma ergonomia inovadora
Divulgação
O 'Eatwell' possui uma ergonomia inovadora

A convivência frequente com doentes fez Sha Yo perceber que o momento das refeições era um dos mais complicados. "Eles comiam menos do que deveriam e derrubavam a comida com mais facilidade, foi por isso que criei o Eatwell", explica. 

O Eatwell é um conjunto de sete peças para refeição com ergonomia planejada que ajuda a segurar os talheres, pegar a comida no prato e impede que o copo vire com facilidade. As cores fortes foram baseadas em pesquisa que comprova que pacientes com doenças neurodegenerativas consomem 80% mais líquidos e 20% mais alimentos quando servidos em louças chamativas. 

'Eatwell' é um conjunto de utensílios projetado para melhorar a alimentação de pessoas com doenças neurodegenerativas
Divulgação
'Eatwell' é um conjunto de utensílios projetado para melhorar a alimentação de pessoas com doenças neurodegenerativas


Pela ideia inovadora, Sha Yo foi a vencedora do prêmio Stanford Desing Challenge e ganhou um cheque no valor de US$ 10 mil, o equivalente a R$ 39 mil. 

O vídeo, em inglês, conta a história da desingner com a avó e explica o produto. 



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.