Tamanho do texto

Crise passa longe do segmento especial para os bichinhos, que também tem sites de namoro a asilo para cães e gatos

Sabe quando você tem um dia ruim e diz que ‘foi um dia de cão’? Então, repense. A crise passa longe do segmento pet, que tem desde sites de namoro a asilo para cães e gatos, passando por tratamentos de beleza, hotel, plano de saúde e até motel.

Donos acompanham namoro dos pets de fora dos quartos
Divulgação
Donos acompanham namoro dos pets de fora dos quartos

“Antigamente um cão era apenas um cão, hoje é um amigo ou filho. Você não cuidaria do seu filho?”, questiona William Galharde, gerente técnico do Petz Estética.

Para saber se você trata seu cachorro como um bichinho, amigo ou filho, ele tem um testesimples: “Veja suas fotos no celular, se você tem mais fotos do seu cão do que do seu sobrinho, tem o cachorro como filho".

Para cuidar da sua criança, quer dizer, pet, tratamentos de beleza não faltam. “Temos escova de argan e de chocolate. Isso não é frescura, é um novo estilo.

Segundo William, os cachorros de raças pequenas precisam de mais cuidados ainda. Com pelos longos que se embaraçam facilmente, os cuidados têm que ser redobrados. “É como um cabelo, precisa de uma hidratação e escovação. Se não hidratar duas ou três vezes por semana o cachorro vai sofrer com os nós nos fios.

E para os mais estressados, também há serviços especiais para acalmá-los. “Temos banho de ofurô. Trabalhamos a temperatura para liberar todas as tensões.”

Divulgação
"Antigamente, um cão era apenas um cão. Hoje é um amigo ou filho. Você não cuidaria do seu filho?", diz William Galharde, gerente técnico do Petz Estética

Pensando nesse novo estilo de vida, o empresário Renato Bevenuto Chiletto abriu em 2010 o Centro Canino Gute Hoffnung, em Seropédica. Ele, que já tinha experiência como criador de rottweilers, aproveitou a necessidade que identificou com seus antigos clientes.

“Muitos queriam viajar nas férias e me pediam para olhar os cachorros. Percebi que poderia me especializar nisso.” No Gute Hoffnung, os cachorros ficam à vontade em um sítio com 36 mil metros quadrados, cercado de muitas árvores e lagos. “Também temos um asilo para receber cães idosos, que exigem mais cuidado. Normalmente os donos vêm visitá-los nos fins de semana ou os levamos para passar alguns dias em casa com os donos.”

Prontos para amar

Móveis confortáveis, espelho no teto, cama de couro, ela veste apenas um laço vermelho, ele vem sem nada. As ‘mães’ assistem a tudo, atentas. Calma, é assim que são os encontros do Pet Motel, em Minas Gerais.

O serviço, criado em 2012, é oferecido pela Bicho Vivo Mundo Pet e agrada donos de pets que não possuem local para os encontros. “Normalmente, as cruzas acontecem em casa, mas nem todos dispõem de espaço”, conta a proprietária Adriane Medeiros.

“Também ajudamos a encontrar o ‘namorado’, divulgando a pretendente no nosso site e redes sociais. Queremos ajudá-los a achar o par ideal.” É o amor. 

Rede social para cachorros

A ideia é simples: ajudar o seu cãozinho a achar um companheiro (a) ideal. Mas como fazer? Pensando nisso, um grupo de empresários brasilienses criou o ParPet, a primeira rede social para pets no país. A ideia surgiu de quatro amigos. “Procuramos o melhor pet para formar um casal”, diz Brayan Dichtl, um dos idealizadores.

No site, o dono faz a descrição do seu cão, cor, raça, peso, temperamento e coloca as opções que o par ideal deve ter. Até o fim do ano, o grupo transformará o site em um aplicativo que ficará disponível para IOS e Android.

Além da vida amorosa, existem muitas outras formas de cuidar da saúde do seu melhor amigo ou filho. A Americanas.com oferece planos de saúde exclusivos para pets a partir de R$ 14,90 mensais. O serviço cobre desde consultas à estadia para pets, passando por vacinas e implantação de chip de rastreio. Já o plano da Porto Seguro protege contra danos ao patrimônio, incêndio e furto, acidente durante o banho e tosa, além, é claro, das consultas.

Leia também:

Cachorros: todas as raças de cães

De ração caseira a biscoitos, faça um banquete para seu cachorro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.