Tamanho do texto

Iniciativas simples que incentivam a solidariedade podem melhorar a vida de muita gente; conheça algumas

Para mudar o mundo é preciso ser criativo. O site La Voz del Muro  selecionou seis ideias originais que, por meio da solidariedade, ajudam a transformar para melhor a realidade local. Conheça as iniciativas e inspire-se para fazer o mesmo em seu bairro ou cidade.

1 – Geladeira solidária

alt
" /
Reprodução / La Voz del Muro

Um refrigerador colocado em plena rua para que qualquer um coloque ou retire alimentos quando quiser. Localizada na Espanha, essa iniciativa quer promover um consumo mais responsável, evitando que sobras de comida estraguem e vão para o lixo em casas e restaurantes. Preservadas na geladeira elas podem ser aproveitadas por quem não tem o que comer. O único controle exigido é etiquetar o alimento com a data da doação.               

2 – Multa de comer

alt
" /
Reprodução / La Voz del Muro

Esta biblioteca em Múrcia, na Espanha, teve uma ideia diferente. Em vez de cobrar multas por atraso na devolução de livros, os esquecidos devem doar alimentos não perecíveis que serão posteriormente doados a instituições de caridade. A biblioteca também usou a mesma iniciativa para arrecadar brinquedos no Natal e material escolar no início do ano letivo. 

3 – Cafés “pendentes”

alt
" /
Reprodução / La Voz del Muro

Em muitos estabelecimentos da Europa é possível tomar um café e deixar outro pago para o próximo cliente. Dessa forma o dono do estabelecimento não sai no prejuízo quando decide doar um café a quem não tem dinheiro para pagá-lo. A prática não é nova, mas é um bom modo de estimular a solidariedade entre as pessoas. Com diz o ditado: gentileza gera gentileza. 

4 – Sapatos que crescem

O americano Kenton Lee criou sapatos que crescem , eliminando um problemão: quando o pé da criança cresce, o sapato fica inútil para ela. Imagine o benefício de um sapato que cresce para os milhões de crianças carentes no mundo?

5 – Desafios Virais

alt
" /
Reprodução

O famoso “ desafio do balde de gelo ” e campanhas de doação coletivas em geral tem como propósito a solidariedade.  Não apenas doações em dinheiro, mas divulgar a campanha é muito importante para causa ser cada vez mais apoiada.

6 – Fique mais saudável e ajude os outros

alt
" /
Reprodução / La Voz del Muro

Se você gosta de fazer exercícios ou está pensando em começar a entrar em forma, agora tem mais um incentivo. Aplicativos e sites como iWopi  e Charity Miles  convertem seus quilômetros de corrida, caminhada ou pedaladas em dinheiro para ajudar uma instituição de caridade. Brilhante.

++ Quer mudar o mundo e não sabe como fazer isso? Comece promovendo mudanças na sua própria vida. Veja 15 ideias:


Leia mais no Delas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.