Tamanho do texto

Elaboração de listas com afazeres é uma das dicas para se livrar do mau hábito; veja outras ideias de como agir

É possível que, para ler esta reportagem, você esteja adiando a execução de alguma tarefa importante. Não se culpe, pois o hábito não é raro, e mudanças na rotina podem ser úteis para vencê-lo. Mas tenha em mente que atrasar o cumprimento de prazos (procrastinar) pode trazer danos à sua saúde, como estresse e até depressão, alertam especialistas.

A procrastinação ocorre por falta de concentração e de foco nas atividades, explica psiquiatra
Thinkstock Photos
A procrastinação ocorre por falta de concentração e de foco nas atividades, explica psiquiatra


A procrastinação ocorre por falta de concentração e de foco nas atividades, explica a psiquiatra Fatima Vasconcellos, diretora médica da Santa Casa de Misericórdia do Rio. E, para vencer esse comportamento, uma dica é montar listas com os compromissos de cada dia. Fátima recomenda realizar um item por vez. “Dizer não é melhor do que abraçar algo e não realizar. E isso ajuda a não sobrecarregar a semana”, acrescenta.

Mudar a forma de enxergar os prazos também é benéfico. Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, perceberam que utilizar escalas menores para calcular o tempo ajuda a acelerar o término dos deveres. No levantamento, os cientistas analisaram dois grupos de estudantes. Eles tiveram que dizer com qual antecedência planejariam eventos futuros, como uma apresentação no emprego. O estudo revelou que os voluntários começavam a planejar quatro vezes mais cedo um compromisso quando o tempo era dado em dias, em vez de meses ou anos.

Leia também: Procrastinação pode esconder problemas mais sérios

Se ainda falta um estímulo para mudar, um alerta: adiamentos podem afetar a saúde. Com o tempo apertado para resolver tudo, a preocupação aumenta, gerando maior ansiedade, estresse e, em casos graves, depressão. “Há uma angústia enquanto o problema não é solucionado. E mesmo depois da conclusão, as pessoas permanecem insatisfeitas com o resultado final, por acharem que não o fizeram num tempo razoável”, explica Fatima.

Ideias para se livrar do hábito de procrastinar:

Desconectado
Ficar conectado, recebendo mensagens a todo momento, aumenta a dispersão e dificulta o cumprimento dos prazos.

Organização
Além de listar todos os compromissos previstos para o dia, organize tudo o que você precisa para realizar a tarefa antes de começá-la. Isso ajuda a otimizar o tempo e evita distrações.

Menos tempo
“Pense no futuro como agora”, recomendam os pesquisadores americanos. Por exemplo, na sexta, evite pensar que tem até o fim do domingo para concluir um trabalho. Em vez disso, diga que faltam apenas doze horas para finalizar tudo.

Prêmio
Quando cumprir o prazo, presenteie-se. Isso servirá de estímulo para as próximas vezes.

Clique aqui e leia mais matérias no site O Dia

Veja ainda:
Você tem mania de deixar tudo para depois?
12 passos para criar coragem