iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Prazer & Sexo

A sexóloga Fátima Protti responde dúvidas das leitoras

Fátima Protti é psicóloga, terapeuta sexual e de casal; pós-graduada pela USP e autora dos livros “Vaginismo, quem cala nem sempre consente" e "Sexo, Amor e Prazer"

Tamanho do pênis faz diferença para algumas mulheres

Elas fantasiam que um dote maior equivale a mais prazer, esquecendo que a desenvoltura do casal durante o sexo é mais importante

25/11/2012 09:52

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

“Estou namorando há três meses um cara que demonstra estar muito apaixonado por mim. Ele é carinhoso e atencioso comigo. Eu também gosto dele, mas tem um problema. Acho o pênis dele pequeno. Sempre preferi homens mais bem dotados. Mesmo assim, fico com medo de estar perdendo o amor da minha vida por um detalhe. Estou agindo errado?”

Cara leitora, seu namorado tem atributos importantes para um relacionamento e para o sexo: carinho e atenção. Quesitos nos quais muitos homens deixam a desejar, aliás. Associado a isso, o caráter dele é inquestionável, existe sentimento dos dois lados e a transa é legal. Esses fatores exigem de você uma melhor reflexão. Em relação ao tamanho do pênis e ao prazer, é preciso levar em consideração algumas informações.

Especialistas afirmam que o tamanho do pênis, mesmo abaixo do padrão médio (12,5 a 17,5 cm), não interfere na satisfação sexual. Mesmo assim, sabemos que a preferência é pessoal.

Foto: Thinkstock Photos

Muitas mulheres associam a virilidade de um homem ao tamanho do pênis dele

Um estudo internacional realizado em 2001 concluiu que as mulheres se sentem melhor estimuladas não pelo comprimento, mas pela circunferência do pênis. Os receptores sensoriais localizados, principalmente, no primeiro terço da entrada da vagina, captam o estímulo pela fricção do pênis e enviam uma mensagem para o cérebro cuja resposta é a excitação, o prazer e, para algumas mulheres, a sensação de preenchimento. Contudo, uma boa e adequada estimulação vaginal com os dedos pode também levar ao orgasmo.

A ideia de prazer associada ao tamanho do pênis está no nosso imaginário, principalmente no masculino, como símbolo de virilidade e poder - quanto maior, mais viril e potente. Para algumas mulheres, a correspondência dessa fantasia com a realidade é importante e quando isso não acontece o sexo deixa a desejar.

Veja também: Dez dúvidas (deles e delas) sobre pênis

Para outras, o sentido erótico está associado a atração e fantasias. Ver o parceiro se excitar e ser desejada é um potente estímulo para seu ego. Para elas, a atitude firme de conquista excita e é um pré-aquecimento para o sexo.

O aumento do prazer durante as preliminares surge com as carícias, estimulação adequada do clitóris, criatividade, posições e práticas sexuais variadas. Ou seja, pela competência e desenvoltura do casal durante a transa. Para a maioria das mulheres, o todo é mais importante do que uma parte. Além disso, qualquer recurso erótico é sempre bem vindo para apimentar e aumentar o prazer, independentemente do tamanho do pênis.

Leia aqui mais colunas de Fátima Protti

Saiba mais sobre Amor e Sexo:
50 perguntas respondidas sobre sexo
Dúvidas constrangedoras respondidas numa boa

 >>> Assine a Newsletter, curta nossa página no Facebook e siga o @Delas no Twitter <<<


 

 

Sobre o articulista

Fátima Protti - delas_amoresexo@ig.com.br - Fátima Protti é psicóloga, terapeuta sexual e de casal; pós-graduada pela USP e autora do livro “Vaginismo, quem cala nem sempre consente" - Site: www.fatimaprotti.com.br

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo