iG Delas

Colunistas

enhanced by Google
 

Prazer & Sexo

A sexóloga Fátima Protti responde dúvidas das leitoras

Fátima Protti é psicóloga, terapeuta sexual e de casal; pós-graduada pela USP e autora dos livros “Vaginismo, quem cala nem sempre consente" e "Sexo, Amor e Prazer"

O que acontece com eles?

Ejaculação, masturbação e outras dúvidas das mulheres sobre os homens

17/01/2011 10:05

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Olá! Tenho recebido muitas perguntas de mulheres que fazem referência ao corpo ou comportamento masculino. A seguir, respondo três delas muito interessantes:

ELE NÃO EJACULA
Iniciamos nossa atividade sexual recentemente e já transamos seis vezes, mas ele não ejacula – ainda não tirei sua virgindade. Porém, percebo que ele sente prazer. Gostaria de saber se o problema é comigo ou com ele.
A falta de ejaculação do seu namorado precisa ser avaliada mais detalhadamente, pois pode ocorrer em dois casos:
1. Ele não chega à excitação máxima por não focar a atenção nas sensações corporais.
2. Ele tem orgasmo, mas não ejacula, indicando assim uma disfunção sexual de ordem orgânica ou psicológica/emocional.
Você diz que ainda não “tirou a virgindade dele”. É importante esclarecer que o homem não tem hímen, portanto nada tem que ser tirado ou rompido. A primeira relação sexual do homem com coito marcaria a quebra da sua virgindade, do ponto de vista simbólico.
Caso o problema ejaculatório persista, ele deve procurar um urologista.

Foto: Getty Images

Preocupação com o desempenho sexual pode atrapalhar a concentração

ELE PERDE O CONTROLE
Quando meu namorado tem orgasmos, ele atira tudo o que tem por perto, grita e se agita muito. Ele diz que sente uma energia intensa. Isso é normal? Ele pode me fazer mal?
O orgasmo é uma resposta sexual pessoal, portanto pode ser expresso de diferentes formas. Seus fatores intrínsecos são as emoções, os sentimentos e a própria memória de outros orgasmos do passado. Durante a descarga energética ficamos alguns segundos sem o controle racional ou motor, e, nesse momento, a pessoa não se dá conta do que faz. No caso específico do seu namorado, é importante que os objetos perigosos fiquem afastados para que não sejam arremessados e acidentalmente atinjam você. Não tente empregar a força para segurá-lo porque com a tentativa de se libertar ele poderá machucá-la.

ELE SE MASTURBA MUITO
Um homem que se masturba todos os dias (várias vezes), apesar de ter namorada e uma vida sexual ativa, pode ter problemas? E como fazer para ele parar com isso? Essa masturbação é prejudicial?
A masturbação frequente como um processo vicioso pode levar a uma disfunção sexual chamada “ejaculação rápida”, que é a perda do controle e a diminuição do tempo para ejacular. Além disso, indica que o sexo não é suficiente para a obtenção do prazer ou que existe uma ansiedade constante para ter a satisfação orgástica.
O comportamento pode ser prejudicial nas ocasiões em que compromete a vida particular ou os relacionamentos dessa pessoa, causando algum tipo de sofrimento ou empecilho para a realização de projetos – por conta do foco na incessante vontade de satisfação sexual, outras áreas da vida podem ser deixadas de lado.
A masturbação é apenas mais uma expressão sexual para obtenção do prazer, não devendo substituir uma relação sexual ou impedir que a pessoa viva outras experiências.
Em situações em que causa prejuízos, é preciso de uma avaliação psicológica para verificar os fatores envolvidos e tratamento em terapia sexual para inibir o comportamento. Em alguns casos é indicado medicação para diminuição da ansiedade.

Visite o site da colunista Fátima Protti para saber mais sobre a profissional e enviar dúvidas.

Leia também:
Meu sexo é normal? Perguntas respondidas
Dúvidas constrangedoras respondidas numa boa
10 perguntas respondidas sobre sexo anal

 

Sobre o articulista

Fátima Protti - delas_amoresexo@ig.com.br - Fátima Protti é psicóloga, terapeuta sexual e de casal; pós-graduada pela USP e autora do livro “Vaginismo, quem cala nem sempre consente" - Site: www.fatimaprotti.com.br

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo